ARACAJU/SE, 5 de novembro de 2024 , 9:40:48

logoajn1

Morre fotojornalista Evandro Teixeira aos 88 anos, no Rio

 

O fotojornalista baiano Evandro Teixeira morreu nesta segunda-feira (4), aos 88 anos. A informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, onde Teixeira estava internado, na Gávea, zona Sul do Rio.

Em nota, a unidade de saúde informou que o fotojornalista morreu por “falência múltipla de órgãos, em decorrência de complicações de uma pneumonia”.

Ele será velado no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio, nesta terça-feira (5), das 9h às 12h.

Um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, Teixeira tinha mais de 70 anos de carreira e registrou momentos históricos como o período da ditadura militar no Brasil.

O fotógrafo nasceu no município de Irajuba, na Bahia, em 1935. Ele iniciou a carreira jornalística em 1958 no jornal O Diário de Notícias, de Salvador.

Depois, transferiu-se para o Diário da Noite, do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, no Rio de Janeiro.

O Palácio do Planalto emitiu na tarde desta segunda (4) uma nota de pesar pela morte de Evandro Teixeira.

Na nota, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Planalto afirmou que “Evandro deixa um acervo de mais de 150 mil fotos, com imagens que fazem parte da história do Brasil”.

“Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Evandro Teixeira”, finalizou.

As obras de Evandro integram coleções de instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Instituto Moreira Salles, também no Rio.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também