ARACAJU/SE, 26 de novembro de 2024 , 21:39:26

logoajn1

Morre o guitarrista Jeff Beck aos 78 anos

 

Um dos maiores guitarristas da história, Jeff Beck morreu nesta quarta-feira (11) aos 78 anos, segundo informações de sua conta da oficial no Twitter. De acordo com a publicação, ele faleceu após contrair uma meningite bacteriana.

“Em nome de sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a notícia do falecimento de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda.

Nascido em 24 de junho de 1944 em Wallington, na região metropolitana de Londres, Geoffrey Arnold Beck começou a carreira como guitarrista de estúdio e, em 1965, entrou para o grupo The Yardbirds substituindo ninguém menos que Eric Clapton.

Sua passagem pelo grupo durou apenas 18 meses, quando se afastou por problemas de saúde. Em seguida fundou sua própria formação, o The Jeff Beck Group. O reconhecimento junto ao grande público veio em 1975, com o álbum “Blow by blow”, em lançamento solo.

Frequentemente descrito como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Beck – cujos dedos e polegares foram segurados por £ 7 milhões – era conhecido como um grande inovador. Ele foi pioneiro no jazz-rock, experimentou efeitos fuzz e distorção e abriu caminho para subgêneros mais pesados, como rock psicológico e heavy metal, ao longo de sua carreira. Ele foi oito vezes vencedor do Grammy, recebeu o Ivor Novello por sua excelente contribuição à música britânica e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll tanto como artista solo quanto como membro dos Yardbirds.

Ganhador de sete Grammys por performances instrumentais e um oitavo em 2009, pela participação em The Imagine Project, de Herbie Hancock, Beck era tido como um dos grandes inovadores do instrumento. Pioneiro do jazz-rock, ele também abriu caminho para subegêneros mais pesados, como o rock psicoldélico eo heavy metal, ao longo de sua carreira.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também