A lenda do futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira 05.
Zagallo estava internado desde o fim de dezembro em um hospital do Rio de Janeiro. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, diz a nota publicada pela família.
Nascido em Maceió, Alagoas, em 9 de agosto de 31 – 13 ao contrário – chegou ao Rio de Janeiro com apenas oito meses de idade. A família se estabeleceu pelas ruas da Tijuca, Zona Norte da cidade, próximo ao rubro América. Pelas calçadas da Praça Afonso Pena, o garoto assumiu o gosto pela bola. E, destemido, decidiu: seria jogador de futebol.
Como jogador, o “Velho Lobo” levantou taça em 1958 e 1970. Como treinador, liderou a lendária seleção de 1970. Em 1994, voltou a conquistar título como coordenador técnico.
A trajetória de Zagallo no futebol foi marcada por conquistas expressivas, como jogador e técnico. O brasileiro é o único tetracampeão do mundo no esporte. Dentro de campo, participou do primeiro título mundial do Brasil, em 1958, e foi destaque na campanha do bi, em 1962.
Na área técnica, comandou a seleção de 1970 na conquista do tri, quando Pelé e companhia encantaram o mundo. O Velho Lobo participou ainda da Copa de 1994, quando o Brasil ganhou o tetra, na função de coordenador técnico.