Da redação, AJN1
Depois de uma paralisação de pouco mais de 4h, cerca de 50 motoristas da empresa Modelo retornaram ao trabalho depois que ficou acordado que até amanhã (22) serão efetuados os pagamentos das férias do mês de agosto e, até o sábado (25), a gratificação pelo acúmulo da função de cobrador.
De acordo com os rodoviários, há quase dois meses a empresa não pagar os R$ 370 referentes a gratificação pelo acúmulo da função de cobrador. O grupo se reuniu em frente a garagem, localizada no bairro Industrial, e depois de uma reunião com representantes da empresa, decidiram suspender o movimento.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) informou que a mobilização não chegou a impactar no funcionamento do transporte coletivo em Aracaju e região metropolitana.
O sindicato alerta quanto à situação atual de risco à sustentabilidade do setor de transporte, que embora seja um serviço essencial tem enfrentado os efeitos econômicos negativos da pandemia da covid-19 sem nenhum aporte financeiro dos governos, nem isenção de tributos como aconteceu em diversas capitais do país.
Enquanto isso, o setor segue como toda sua frota à disposição sem paralisação do serviço, com uma queda ainda de 47% no seu número de passageiros habitual e acumulando débitos com fornecedores. Essa realidade tem gerado preocupação no setor que tem acompanhado todas as empresas prestadoras dando sinais de entrar em colapso e encerrar suas atividades.
O Setransp vem buscado apoio junto às autoridades públicas e, no momento, aguarda o andamento de uma tratativa com o Governo do Estado quanto ao estudo realizado sobre redução ou isenção de um dos impostos, e outras alternativas de socorro, como aporte extra tarifário do Município, para ajudar o serviço de transporte público coletivo que é um direito social.
*Com informações Setransp
*Matéria atualizada às 8h30 pra acréscimo de informações