ARACAJU/SE, 28 de abril de 2025 , 18:23:37

Moura Dubeux inaugura praça no bairro Jardins

 

Localizado na zona Sul de Aracaju, o bairro Jardins vive um momento de notável crescimento, impulsionado por investimentos em infraestrutura nessa que é uma das regiões mais valorizadas da capital sergipana. As melhorias no sistema viário, no saneamento básico e a criação de áreas verdes têm favorecido a instalação de novos empreendimentos imobiliários, empresariais e comerciais, além de elevar a qualidade de vida dos moradores.

Ampliando a oferta de espaços verdes e opções de lazer ao ar livre, o bairro — que já abriga o Parque da Sementeira, um dos principais pontos turísticos da cidade — acaba de ganhar uma nova praça. Localizado na Avenida Dr. José Machado de Souza, o novo equipamento urbano é fruto de uma parceria público-privada liderada pela construtora Moura Dubeux e pela Prefeitura de Aracaju (EMURB e EMSURB), com o apoio do Shopping Jardins, Verg Construtora, José Américo Mendonça, Contorno Veículos e Atalaia Rações.

Lazer ao ar livre e mais bem-estar urbano

Com um investimento aproximado de R$ 500 mil, proveniente das empresas parceiras, a Praça Pedro Paes Mendonça ocupa cerca de 9 mil metros quadrados. Deste total, apenas 1.561,14m² foram pavimentados — o restante, 7.438,86m², é destinado a área verde, oferecendo um espaço amplo para o contato com a natureza e momentos de lazer. O local conta com quadra de beach tennis, pet place, parque infantil, pergolados e estacionamento com capacidade para 28 veículos. Toda a estrutura foi construída pela Moura Dubeux com o uso de madeira de reflorestamento.

“A preservação das áreas verdes no entorno dos nossos empreendimentos é um compromisso constante da Moura Dubeux. Na concepção da Praça Pedro Paes Mendonça, buscamos uma intervenção mínima, respeitando a vegetação já existente e mantendo intactas as árvores de médio e grande porte. Cada detalhe foi pensado para promover o bem-estar coletivo e contribuir de forma efetiva para a qualidade de vida urbana”, destaca Homero Moutinho, diretor de Incorporação da Moura Dubeux.

Com o novo espaço, a Moura Dubeux entrega à cidade mais que uma área de convivência — deixa um legado de respeito ao meio ambiente e valorização dos espaços públicos. A Praça Pedro Paes Mendonça torna-se um símbolo de desenvolvimento com responsabilidade ambiental, reforçando o compromisso da incorporadora com um urbanismo mais humano, sustentável e alinhado às necessidades da comunidade aracajuana.

Para o CEO da Moura Dubeux, Diego Villar, uma das missões da empresa é contribuir para a valorização da cidade. “Nós da MD estamos muito felizes com essa parceria público privada que resultou nesse espaço de lazer completo. A Moura Dubeux se sente uma empresa aracajuana, e é nosso papel contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. Os prédios trazem desenvolvimento, emprego e renda, mas também, fazer projetos como esse onde a gente possa melhorar a qualidade de vida dos moradores, é a nossa missão”, ressalta Diego.

A prefeita Emília Corrêa prestigiou a solenidade de inauguração da Praça Pedro Paes Mendonça e parabenizou a MD pelo desenvolvimento gerado na cidade de Aracaju. “Temos mais um espaço pensado na convivência e lazer para as famílias. Para mim é uma alegria muito grande entregar um equipamento de lazer tão completo como este. Um presente que Aracaju recebe e agradece à Moura Dubeux. A área verde que tem aqui já nos dá um bem estar muito grande, e um dos compromissos da nossa gestão é tornar Aracaju como a cidade conhecida pelas suas áreas verdes”, disse a Emília.

Jardins: um bairro completo

Além de praças e áreas verdes, o bairro Jardins oferece infraestrutura completa e uma ampla gama de serviços, como escolas, clínicas, hospital, academias, bancos, farmácias, conveniências, supermercados, feiras livres, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, bares, lavanderias, petshops e concessionárias. Não à toa, a região no entorno do Shopping Jardins tem atraído famílias e investidores em busca de conforto, praticidade e qualidade de vida.

Moradora do bairro há seis anos, a empresária Flávia Moreira afirma ter feito uma excelente escolha ao fixar residência no Jardins. “A qualidade de vida aqui é incomparável. O bairro oferece tudo o que a pessoa precisa: segurança, infraestrutura completa e, o que mais me encanta, a tranquilidade. Mesmo sendo uma área central, com fácil acesso a qualquer lugar da cidade, sinto como se estivesse em uma região mais reservada”.

Uma homenagem a Pedro Paes Mendonça

A nova praça presta homenagem ao empreendedor sergipano Pedro Paes Mendonça.  Sua trajetória começou em 1935, quando abriu uma mercearia no povoado Serra do Machado, no município de Ribeirópolis. Após se estabelecer na capital em 1951, sua loja de secos e molhados no mercado central tornou-se um marco no comércio local. Já residindo em Recife, fundou o primeiro supermercado Bompreço em 1966. Com o envolvimento do filho João Carlos Paes Mendonça nos negócios, o legado empresarial expandiu-se com a fundação do Grupo JCPM.

“Aracaju tem um significado especial para nossa família, por termos sido tão bem acolhidos pela cidade, ainda na década de 50. E hoje, ter uma praça com o nome do meu pai, que começou essa nossa história, nos enche de orgulho”, declara João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e filho do homenageado.

Você pode querer ler também