Da redação, Joângelo Custódio
A poucas horas do Natal, nada mais justo que arrumar as malas e pegar a estrada para encontrar a família e participar da tradicional ceia de logo mais à noite. E nesta quinta-feira (24), a movimentação já é intensa nos terminais rodoviários Governador Luiz Garcia, localizado no Centro de Aracaju, e no José Rollemberg Leite, situado na avenida Tancredo Neves, zona Oeste.
Seguindo o parâmetro dos últimos dois anos, estima-se que entre os dias 24 e 25, 150 mil passageiros deixem a capital, mesmo enfrentando o clássico empurra-empurra no terminal do Centro. Um deles é Rafael Silveira, estudante universitário que mora em Aracaju, mas a família é de Propriá. Para ele, estar com os pais e irmãos nesta data tão representativa é questão de prioridade. “Ficar com a família é o que mais quero. Vou pegar a estrada”, disse ele, com sorriso no rosto.
José Antunes Santos, 56, diz que vai passar o Natal com as filhas, em Santo Amaro das Brotas. “Moro em Aracaju e pretendo ficar perto delas. Como sou separado, vejo muito pouco as meninas. Então, quero curtir esse momento com elas”, afirmou ele, esbanjando saudades.
No terminal da zona Oeste estava Madalena Nogueira, 38. Ela está com as passagens compradas para Salvador (BA). “Moro em Sergipe, mas sou de Salvador. Só volto em janeiro. Vale a pena enfrentar o cansaço da viagem”, declara.
Aumento da frota
Em razão do feriado natalino e, por conseguinte, no aumento do deslocamento de passageiros para o interior do Estado, a Coordenadoria Estadual de Transportes (Cotransp), disponibiliza a partir das primeiras horas de hoje, até a manhã da segunda-feira (28), a totalidade da frota reserva dos veículos que fazem o transporte público intermunicipal.