O Ministério Público de Sergipe (MP-SE) e o SergipePrevidência firmaram um Termo de Cooperação Técnica para o fortalecimento e a disseminação do Programa Melhor Idade. A iniciativa é voltada a aposentados e pensionistas vinculados ao regime próprio de previdência estadual e tem como foco a promoção da qualidade de vida, do bem-estar e da cidadania da pessoa idosa.
Por meio da parceria, serão desenvolvidas ações integradas que incluem atividades culturais, artísticas, educativas e de lazer, além de campanhas voltadas à saúde física e mental, à valorização do envelhecimento saudável e ao fortalecimento da integração social. O acordo prevê ainda iniciativas de orientação previdenciária e financeira, garantindo mais segurança e autonomia aos beneficiários.
O procurador-geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, celebrou a cooperação entre as instituições na defesa dos direitos da pessoa idosa. “O Programa Melhor Idade é um espaço de valorização da experiência, de estímulo à cidadania ativa e de combate ao isolamento social. Com essa união de esforços, reforçamos a construção de políticas públicas mais humanas e inclusivas”, destacou.
O diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, reforçou que a ação simboliza a importância da integração entre os órgãos públicos em prol da qualidade de vida da população. “Estamos criando caminhos para que cada vez mais aposentados e pensionistas tenham acesso a atividades que elevam sua autoestima, incentivam o cuidado com a saúde e promovem momentos de convivência e aprendizado. A assinatura deste termo proporcionará uma maior integração entre o Ministério Público e o SergipePrevidência”, destacou.
O Termo de Cooperação tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado. A execução será acompanhada pelo promotor de Justiça José Elias Pinho de Oliveira, assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça, e pelo diretor-presidente do SergipePrevidência. Também assinaram o Termo de Cooperação Técnica o coordenador-geral do MP-SE, Carlos Augusto Alcântara Machado, e o presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Luis Fausto Valois.
Fonte: MP-SE
Foto: Eric Almeida