ARACAJU/SE, 2 de janeiro de 2025 , 21:30:25

logoajn1

MPE lança hotsite para denúncias eleitorais

 

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) lançou nesta segunda-feira (26), o hotsite da Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais (Coape), que é uma unidade de apoio à atividade funcional do Ministério Público Estadual (MPE), cujo objetivo é oferecer suporte institucional para o desempenho das atribuições dos promotores eleitorais.

Para acessar o site é necessário entrar na página do MP (www.mpse.mp.br) e acessar no menu, do lado direito, o link http://www.mpse.mp.br/Coape/Default.aspx?caop=13. O usuário será direcionado à página da Coordenadoria onde poderá denunciar fatos relacionados a irregularidades e corrupção eleitoral. Além disso, numa área restrita, os membros ministeriais terão acesso a modelos variados de peças jurídicas no âmbito eleitoral, tais quais: representações, ações de investigação eleitoral, ações de impugnação de mandato.

De acordo com o coordenado da Coape, promotor Peterson Barbosa, em umas das áreas de acesso que será atualizada semanalmente, estarão disponíveis as mais recentes decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Direito Eleitoral é uma matéria que passa por mudanças constantes. No link da Coape estarão dispostas todas as atualizações, a fim de respaldar a atuação dos nossos colegas promotores eleitorais”, ressaltou.

O promotor destacou que a Coape surgiu em um momento oportuno, no qual a sociedade clama por uma catarse, porque ninguém aguenta mais tanta corrupção. Ele explicou que a corrupção eleitoral é a origem da corrupção que se generaliza. “A sociedade clama por socorro e a Coape é uma arma de combate contra a corrupção”, disse Peterson Barbosa, que agradeceu ao apoio do procurador-geral de justiça, Rony Almeida.

O procurador-geral Rony Almeida informou que, a PGJ vai apoiar os promotores eleitorais, oferecendo uma moderna estrutura para que as próximas eleições sejam muito bem fiscalizadas. Ele acrescentou que, além de carro e policiais que darão suporte à Coape, estão sendo providenciados dois drones que, além de subsidiar os trabalhos eleitorais, darão suporte também às questões ambientais e mapeamento de áreas.

“Queremos que o MP esteja cada vez mais presente, porque entendemos que o pleito eleitoral é deveras importante para a preservação do regime democrático. Com eleições “limpas” poderemos, futuramente, garantir gestões transparentes e dignas do que merece o povo brasileiro”, pontuou o PGJ.

A Coape funciona na sala 209 da sede do MP e conta com estrutura própria com um analista, um policial e carro plotado para ser usado em pesquisa de campo, diligências, investigações e flagrantes de corrupção eleitoral.

*Com informações da Ascom MPE

Você pode querer ler também