O Ministério Público de Sergipe (MPSE) foi premiado em Brasília com o 1º lugar no Prêmio CNMP 2025, na categoria Atuação Finalística II – Saúde, Educação, Infância e Juventude, pelo projeto Sistema Salve Criança e Adolescente. A solenidade, que aconteceu na quarta-feira (10), reuniu procuradores-gerais de Justiça, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e autoridades de todo o país.
Criado em 2004 como formulário físico e transformado em sistema informatizado em 2017, o Salve permite a notificação compulsória de casos de violência contra crianças e adolescentes, garantindo mais agilidade, integração da rede de proteção, relatórios por município e apoio na formulação de políticas públicas.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, destacou que o reconhecimento nacional reafirma o pioneirismo do MPSE. Já a promotora de Justiça Talita Cunegundes Fernandes, diretora do CAOpIA, ressaltou que o sistema fortalece a comunicação entre secretarias, conselhos tutelares e demais órgãos.
Criado em 2013, o Prêmio CNMP valoriza iniciativas inovadoras do Ministério Público brasileiro. Na edição 2025, foram 772 projetos inscritos, com apenas 54 finalistas.
*Com informações Ascom MPSE