Você sabia que o sushi surgiu no sudeste asiático como uma forma de conservar o peixe? Na época, o peixe era armazenado com arroz cozido, que fermentava e ajudava na conservação. O arroz, aliás, nem era consumido com o tempo, só o peixe. Essa técnica deu origem ao “narezushi”. Já no Japão, o sushi chegou por volta do século VIII e, aos poucos, foi ganhando novos estilos até se tornar o prato famoso que conhecemos hoje.
Engana-se quem pensa que o sushi são apenas pratos com peixe cru. Essa ideia se espalhou quando o prato começou a ganhar popularidade fora do Japão (inclusive no Brasil). Isso porque, nas divulgações, a imagem mais usada era a do niguiri: uma fatia de peixe cru sobre uma porção de arroz. Com isso, muita gente passou a acreditar que todo sushi era assim.
Fernando Andrade, sócio-fundador e diretor comercial do Grupo Harõ — holding que reúne as marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, com um modelo de franquia 6 em 1, reforça que, com o tempo, o prato foi se reinventando e, hoje, existem diversas versões dessa iguaria espalhadas pelo mundo. “No Brasil, podemos dizer que entre os mais populares estão os hot rolls, uramakis e temakis”, comenta.
O hot roll é um clássico que une crocância e sabor em uma só peça. Esse tipo de sushi é empanado e frito até ficar dourado, com recheios deliciosos que elevam essa experiência única da culinária japonesa. O uramaki, por sua vez, combina criatividade e sabor. Os uramakis são enrolados com arroz na parte externa e recheios irresistíveis no centro. Uma explosão de texturas e sabores que conquistam paladares. Já o temaki é um cone de alga recheado com arroz, peixe fresco e ingredientes selecionados. Feito para ser saboreado com as mãos, é perfeito para quem busca sabor e praticidade em cada mordida.
No cardápio do Harõ Sushi, eleito pelo iFood como Melhor Restaurante de Comida Asiática em 2024, é possível encontrar o sushi em suas diferentes formas, entre elas, o sushi no rolo: uma versão inovadora enrolada em alga inteira e combinando proteínas, crocância e molhos especiais.
Sobre o Grupo Harõ
O Grupo Harõ foi fundado em 2021, em Pernambuco, por Fernando Andrade e João Pedro Bezerra, com o objetivo de reinventar a entrega de comida asiática. Hoje, o grupo também conta com o sócio-investidor Rodrigo Melo, especialista do mercado de franquias com mais de 10 anos de atuação na área. A holding detém as marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, e oferece um modelo de franquia 6 em 1, com a possibilidade de operação em dois formatos diferentes de negócios, dark kitchen e take away. O Grupo Harõ também trabalha com fornecedores homologados e oferece um aplicativo próprio para os franqueados. Com mais de 50 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, incluindo Sergipe, o grupo segue com plano de expansão para conquistar todo o Brasil.