Da redação, AJN1
Trinta e nove hospitais universitários federais, dente eles o de Aracaju, participam nesta quarta-feira (31) do 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A previsão é que sejam disponibilizados mais de 8 mil procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) em um único dia – o equivalente ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição do mutirão.
As unidades de saúde, espalhadas em todas as cinco regiões do país, vão oferecer 668 cirurgias em 16 especialidades, 4,8 mil exames em 31 especialidades, 3,4 mil consultas referentes a 30 especialidades, além de 167 atividades educativas. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do SUS.
“No Hospital Universitário, em Aracaju, faremos um mutirão de cirurgias de vesícula com pacientes que já são atendidos pelo hospital e que já passaram por triagem. Atenderemos apenas a esses pacientes, que já foram selecionados”, explicou a a superintendente do HU-UFS, Angela Silva. Além das colecistectomias (cirurgias de vesícula), o hospital vai oferecer 200 testes rápidos de hepatite e glicemia.
A informação é que em um dia, o mutirão realizará 12 colecistectomias. “Vamos diminuir o tempo de espera do paciente. Além disso, o HU também ganha, já que a cada mutirão o hospital tem a oportunidade de melhorar os seus processos para lidar com esse tipo de evento”, disse o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU, Raimundo Saturnino.
Também estão previstas ações educativas sobre combate ao aedes aegypti; importância da vacinação para influenza; prevenção de HIV, hepatites, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis; palestra sobre prevenção de câncer de mama; panfletagem sobre alergia na infância; ginástica laboral com colaboradores do HU, entre outras ações que ocorrerão por todo o dia.
Números
Dados da Ebserh indicam que, na primeira edição do mutirão, foram realizados 3.649 atendimentos em 22 estados e no Distrito Federal, incluindo 664 cirurgias, 879 consultas e 2,1 mil exames.
*Com informações da Agência Brasil