O Natal de 2025 consolida um cenário de fortalecimento e de recorde no comércio eletrônico brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), o faturamento do e-commerce deve atingir R$ 26,82 bilhões, o que representa um crescimento de quase 15% em relação a 2024.
Além da receita, o volume de pedidos também deve crescer 5,16% e alcançar 38,28 milhões de transações. Segundo Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e LATAM, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus clientes, o desempenho positivo está diretamente ligado ao aumento no tíquete médio, que deve subir 9,66%, alcançando R$ 700,70, além do aquecimento das vendas já observado durante a Black Friday.
“Este cenário é positivo para o varejo online e para os consumidores. Ele sinaliza a consolidação do e-commerce como canal de compras de fim de ano e também uma maior confiança do consumidor para investir mais nas transações online. Outro ponto importante é aproveitar o período para focar em estratégias eficazes de engajamento, como os programas de benefícios,” afirma Esparza.
Itens e preferências do consumidor no Natal
A Pesquisa de Intenção de Compras da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada no final de novembro, detalha as preferências do consumidor durante o Natal: as roupas aparecem como o item mais procurado, com 52% de intenção de compra, seguidas por perfumes e cosméticos (36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%).
“Assim como demonstrado no aumento do tíquete médio, as informações da CNDL confirmam que os clientes estão dispostos a comprar mais neste período. Por isso, o varejista precisa ir além da venda pontual: a captação e o relacionamento com essa base de clientes, engajados por clubes de compra e programas de benefícios, se tornam cruciais. Essa estratégia aumenta as chances de retorno para novas compras, expandindo o ciclo de consumo para outras grandes datas do varejo, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados,” finaliza o executivo.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é uma multinacional americana, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.
Fonte: Assessoria de Imprensa





