Nesta segunda-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia do Engenheiro Civil, profissional indispensável para o desenvolvimentoe. Sua formação o habilita para projetar, gerenciar, executar e fiscalizar obras de casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, túneis, aeroportos e portos de uma cidade. Normalmente são profissionais dotados de perfil de liderança, devido a sua rotina de trabalho engajada a de outras áreas do conhecimento, como arquitetos, empreiteiros, eletricistas, etc.
Em Aracaju, alguns dos principais cartões postais da capital sergipana, como a Orla de Atalaia, a Ponte Aracaju-Barra e o Calçadão da Praia Formosa, por exemplo, são obras idealizadas pelo ex-governador João Alves Filho, que era Engenheiro Civil.
O Dia do Engenheiro Civil foi instituído pela Lei 13.359, de 2016, data escolhida em razão do Dia do Patrono da Construção Civil no país, Frei Antônio de Sant’Ana Galvão. A beatificação de Frei Antônio, que nasceu, viveu e morreu no Brasil, aconteceu em 25 de outubro de 1998, em Roma, estabelecida pelo então Papa João Paulo II.
- Ponte Construtor João Alves
- Calçadão da Praia Formosa
- Vista aérea Orla de Atalaia