ARACAJU/SE, 7 de julho de 2024 , 11:02:39

logoajn1

Nesta sexta-feira (5), Centro Cultural de Aracaju exibe exposição ‘São João Aracajuano’

 

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza nesta sexta-feira, dia 5, o lançamento da exposição “São João Aracajuano”, no Centro Cultural de Aracaju (CCA). A partir das 8h, os interessados poderão conhecer a história do surgimento das tradicionais festas juninas da capital sergipana.

Com o intuito de celebrar e preservar a memória da tradição junina aracajuana, a mostra conta a histórias dos festejos desde o mais antigo, realizado na Rua São João, no Bairro Industrial, há mais de um século, até festejos mais recentes, como o Forró Caju, iniciado em 1993. Além disso, a exposição se aprofunda nos contextos de surgimento do Arranca Unha e de criação do Gonzagão.

A mostra aborda ainda a importância do São João para a formação e a expressão da identidade cultural aracajuana, refletindo o sentimento de pertencimento que a sociedade  aracajuana expressa pela tradição junina, através das diversas festas e manifestações culturais que acontecem na cidade durante o mês de junho. A mostra aborda esta relação a partir da história de cada evento, bem como através da observação das músicas e danças que revelam esta conexão.

“O CCA irá realizar uma exposição para mostrar a importância dos festejos Juninos na nossa cidade. Com sua cultura e a celebração dessa festa importante em todo o Nordeste, Aracaju segue a tradição da Festa de São João. A história e o tempo estão representados nesta exposição tão peculiar para todo o Nordeste. Além disso, é destacado como Aracaju festeja essa data, mostrando toda tradição e cultura popular, através da música, da dança e das comidas típicas. O que antigamente era comemorado nas portas das casas e suas calçadas, onde a fogueira reinava, tornou Aracaju a capital do país do forró”, assinala a coordenadora do Centro Cultural de Aracaju, Thais Carvalho.

A exposição fica aberta para visitação das 8h às 17h, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, Centro. Para dúvidas e contato, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3214-5387.

Você pode querer ler também