A oitava edição do Café Ponto Gov, tradicional momento de encontro do governo do estado com a imprensa sergipana, comprovou o poder dos eventos realizados em Sergipe para o comércio, geração de emprego e renda. Na sexta-feira (13), o evento apresentado pelo governador Fábio Mitidieri trouxe os dados consolidados dos festejos juninos no estado, com foco no Arraiá do Povo e na Vila do Forró.
Os impactos são extremamente positivos. No mês de junho de 2024, foram 118 atividades potencialmente beneficiadas pelos festejos juninos, envolvendo 66.545 pessoas apenas no mercado formal de trabalho. Os estabelecimentos se beneficiaram com 94% deles tendo aumento nas vendas; outros 62% estenderam o horário de funcionamento no período de São João; e 61% contrataram novos colaboradores.
Os dados de contratações também são expressivos: na média, cada estabelecimento no geral contratou 2,5 novos colaboradores em junho. Em relação ao Arraiá do Povo, 39% dos empreendedores de comércio e serviços nos arredores trouxeram mais pessoas, enquanto 77% dos bares, restaurantes e lanchonetes presentes no espaço contrataram mais.
No total, restaurantes, bares e lanchonetes foram os tipos de estabelecimentos que mais contrataram. Mas não só eles: foram 780 novos postos de trabalho entre os ambulantes; 344 em hotéis e pousadas; 301 em barracas de fogo; e 161 em bares, restaurantes e lanchonetes dentro do Arraiá do Povo e da Vila do Forró.
Fortalecimento da economia
Durante o Café Ponto Gov, foram apresentados também dados sobre a movimentação econômica, com destaques para os empreendedores do artesanato e do projeto Economia Solidária. No somatório total, o crescimento em um ano foi de 87%: R$ 764.986 em 2024, contra os R$ 409.070 de 2023.
O governador Fábio Mitidieri exaltou os dados e a importância dos eventos festivos. “As pessoas sempre me questionam se festas são gastos ou investimentos. E nós provamos evento a evento que o Estado de Sergipe ganha com isso. Nós realizamos porque dá retorno, gera emprego e renda. Não é a festa pela festa, é uma política pública”, destacou.
Já o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, citou a dimensão do retorno como prova do sucesso dessa política. “Quando o trabalho é baseado em dados, você tem ideia do retorno para o Estado de Sergipe. O governo realiza uma pesquisa abrangente com todos os 118 setores econômicos afetados pelos festejos juninos, e os números não mentem. Eles mostram que o investimento vale a pena, gerando emprego e fazendo com que o sergipano ganhe sua renda de maneira digna”.
Calendário antecipado
Outro ponto bastante elogiado foi a divulgação antecipada do calendário de eventos. O governador anunciou a realização da Vila da Criança, no mês de outubro; da Vila do Natal Iluminado, em dezembro e janeiro; e do Verão Sergipe, em janeiro e fevereiro de 2025. A organização prévia permite a organização de toda a cadeia, favorecendo a economia.
“A divulgação do calendário com antecedência permite que bares, restaurantes, hotéis e todo o trade turístico possam estar preparados, além da divulgação com antecedência nos estados que mais trazem turistas. Ela garante um público maior, específico para cada evento, e que vem disposto a gastar e levar um pouco da alegria de Sergipe”, ressaltou o secretário Jorge Teles.
O presidente da seccional Sergipe da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Bruno Dórea, também comemorou. “A programação é a base do evento, para que o público e os comerciantes possam se preparar de acordo com cada época. Sergipe está de parabéns com uma economia pulsante, e todos saem ganhando”, afirmou.
Foto: Thiago Santos