ARACAJU/SE, 4 de outubro de 2025 , 20:50:09

Neste sábado (4), Feira de Vestibular atraiu mais de 6,5 mil estudantes em Aracaju

 

Está dada a largada para a maior feira de vestibular do Nordeste: a Feivest, da Universidade Tiradentes (Unit). Até às 17h deste sábado (4), mais de 6,5 mil estudantes de todo o Estado de Sergipe, e também de cidades da Bahia e de Alagoas, percorreram todo o Campus Farolândia, em Aracaju, para conhecer toda a universidade, os cursos oferecidos por ela e os diferenciais que fazem da Unit a segunda melhor instituição privada do país. O evento foi oficialmente aberto às 8h, com o início do credenciamento dos visitantes.

Esta é a 23ª edição do evento, que acontece há mais de 20 anos. O formato é o mesmo que já vem fazendo sucesso nas últimas edições: tours guiados por áreas de conhecimento, com a proposta de oferecer uma experiência envolvente e focalizada, permitindo que os futuros universitários explorem o universo das carreiras em alta demanda no mercado de trabalho. “Estamos muito contentes em receber todos esses jovens estudantes, que futuramente irão construir suas carreiras e seus sonhos conosco. Para isso, a nossa universidade está preparada para que todos se deem bem, se sintam felizes e que nós possamos ter o resultado de ver o sucesso de cada um”, saudou o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

“Aqui teremos um grande acolhimento, um abraço apertado que cada estudante vai receber de todos os nossos colaboradores, professores e alunos que estão aqui participando. Eles vão ter muitas opções para o futuro e construir uma nova carreira profissional aqui na Unit. É isso que está aguardando uma grande instituição que vai prepará-los para o futuro”, afirmou o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.

Ao todo, foram apresentados 24 cursos de graduação (presenciais e a distância), suas respectivas salas e laboratórios, e os complexos ligados aos cursos, a exemplo do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Tiradentes Innovation Center, do Complexo de Comunicação Social (CCS), do Complexo de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa e do Complexo Esportivo Valquírio Costa Lima (Vila Olímpica).

A Feivest marcou ainda a apresentação de cinco novos cursos que serão ofertados a partir de 2026. Serão abertas as inscrições para o de Terapia Ocupacional (Bacharelado), assim como as pré-inscrições em caráter experimental para os cursos tecnológicos de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Computação Forense e Segurança de Dados, Gestão Pública e Controladoria e Produção Digital e Mídias Sociais. “Fizemos um trabalho meticuloso de buscar o que é que o mercado está pedindo, para que a gente pudesse modernizar o nosso portfólio. Entendemos que isso está muito antenado com o que essa nova geração quer: cursos rápidos, com qualidade e que trazem as mídias sociais e a inteligência artificial presente no dia a dia e nas carreiras de cada um deles”, destacou Wandir.

Também foram apresentados os projetos, benefícios e serviços de apoio ao estudante ao longo do curso, como o Unit Carreiras, o Unit Idiomas, o Unit Esportes, a Internacionalização, a Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça e o Núcleo de Apoio Pessoal e Psicossocial (Napps).

A chegada dos alunos

Para a Feivest 2025, esteve prevista a visita de pelo menos 120 escolas públicas e particulares, com grupos entre 30 e 90 alunos cada. Entre eles, estão três colégios de Ensino Médio que atuam em Salvador (BA), com alunos interessados principalmente nos cursos de Medicina.

Outras, vindas do interior, vieram em caravanas de fora da capital sergipana, em ônibus dos mais variados tipos que começaram a chegar por volta das 8h.

Nos dois pontos de credenciamento instalados nas entradas do Campus Farolândia, o registro de informações e a entrega das pulseiras de acesso se misturaram à inevitável resenha dos grupos de estudantes, algumas poses para as redes sociais e muitas expressões de ansiedade, surpresa, admiração ou até espanto com as primeiras impressões causadas.

As amigas Paola Dias do Nascimento e Micheline do Santos Paulino, moradoras dos bairros Farolândia e Santa Maria, terminaram o Ensino Médio no ano passado. Micheline já esteve na edição passada da Feivest e decidiu trazer a amiga, que quer seguir carreira em algum curso na área da Saúde. “Eu gosto da Feivest, pois vim ano passado e amei muitas coisas. Aí, eu vim me aventurar de novo esse ano, viver experiências”, disse ela, que também está em dúvida entre os cursos de Fisioterapia, Odontologia e Tecnologia da Informação.

José Acioli do Nascimento Neto mora no Bairro Industrial e estuda o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Bom Pastor. Ele quer fazer Design Gráfico, mas admite outras possibilidades. “Eu vou ver se tem alguns outros cursos disponíveis que possam mudar a minha ideia, mas eu vou continuar focando no Design Gráfico. Sinceramente, não faço ideia do que vou encontrar”, afirmou José, que trouxe consigo a companhia e a experiência do pai, o policial penal Paulo César Bispo do Nascimento. “Hoje eu vim ensinar a ele um pouco de como é que funciona o mundo lá fora e dentro da universidade. Eu espero ver onde ele vai passar e decidir o que é melhor pra ele. E deixo ele escolher, para depois não ficar frustrado”, disse Paulo César, que já conhecia a Unit por causa dos sobrinhos e da irmã, que é professora aposentada do curso de Direito.

Vestibular 2026

Além de toda a programação ao longo do dia, quem esteve presente na Feivest 2025 garantiu desconto na inscrição no Vestibular 2026, voltado para todas as carreiras, ficando por R$ 30,00. Já para o curso de Medicina, houve um desconto de R$ 100,00 na inscrição por candidato.

A Feivest 2025 aconteceu até às 17h no Campus Farolândia da Unit, com acesso gratuito. O encerramento foi às 16h, com o show da banda Os Faranis. As inscrições podem ser feitas no local ou através do link disponível no site https://www.unit.br/feivest .

Você pode querer ler também