Da redação, AJN1
Atraídos por uma falsa notícia que viralizou nas mídias sociais dando conta que o supermercado Makro estaria inscrevendo profissionais para trabalhar na reconstrução da loja, na avenida Tancredo Neves, em Aracaju, centenas de desempregados foram até o local na tentativa de realizar o cadastro. Ao tomar conhecimento que a informação não passava de um boato, cerca de 500 pessoas bloquearam a avenida no trecho próximo ao galpão que foi destruído no incêndio ocorrido no dia 10 de janeiro.
“A notícia era de que a partir de hoje, o Makro iria iniciar as inscrições para seleção de pessoal. Infelizmente estou desempregado e fui vítima de pessoas maldosas que espalham mentiras na internet”, disse João Paulo dos Santos. Já José da Silva, apesar de lamentar o ocorrido, queria que alguém da empresa se apresentasse e desse uma resposta para quem foi até o local. “Existe muita história, pois até os vigilantes diziam que haveria o cadastro a partir de 1º de fevereiro”.
A manifestação mobilizou as equipes do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que foram acionados para conter os ânimos dos manifestantes, que bloquearam a pista ateando fogo em pneus e troncos de madeira.
Por conta da manifestação o trânsito na avenida Tancredo Neves ficou travado e os agentes tiveram que desviar o fluxo de veículos por rotas alternativas. Depois de cerca de duas horas de negociação, as pessoas acabaram liberando a via.