A construção da via que vai ligar as avenidas Augusto Franco, popularmente conhecida como Rio de Janeiro, à Gasoduto, no Orlando Dantas, foi autorizada na manhã de ontem pelo governador Jackson Barreto. A obra de mobilidade urbana promete fluidez ao trânsito, facilitar o deslocamento da população em Aracaju e diminuir congestionamentos nas avenidas Tancredo Neves e Heráclito Rollemberg. O investimento é de R$ 40.184.425,70, fruto da parceria entre os governos estadual e federal, por meio do programa Pró-Transporte, somado a aproximadamente R$ 24 milhões destinados para desapropriações da área.
A intervenção para abertura de novo trecho finaliza o projeto de construção do viaduto Manoel Celestino Chagas (do Detran), pois serão construídas novas alças e um acesso que permita que veículos e pedestres deixem de percorrer as áreas dos conjuntos JK e Sol Nascente.
O novo corredor surge para atender as necessidades da população, que pode se deslocar através dele a pé, de bicicleta ou qualquer veículo motorizado. Além de total acessibilidade, a via contará com duas pistas, acostamentos, ciclovias, canteiro central, calçadas e iluminação, e ainda pontes sobre os rios Poxim e Pitanga. A previsão é que a obra seja concluída em 20 meses.
“O objetivo dessa obra está dentro da nossa visão de fortalecer e dialogar com a mobilidade urbana aqui em Aracaju. É uma intervenção muito importante, que vai tornar a capital mais moderna e possibilitar que as pessoas possam se deslocar com mais facilidade. Vamos dar continuidade à construção do viaduto do Detran e com perspectiva de, no futuro, termos uma avenida ligando a zona de expansão a uma saída de Aracaju pela Marechal Rondon, desafogando a Tancredo Neves”, destacou o governador Jackson Barreto.
De acordo com explicações do secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, para ter acesso a nova avenida as pessoas que trafegam da avenida Augusto Franco sentido Orlando Dantas irão passar por debaixo do viaduto do Detran e seguir direto até a Gasoduto.
Sobre a diminuição de fluxo de veículos na Tancredo Neves, na Heráclito Rollemberg e na área compreendida nos conjuntos JK e Sol Nascente, o gestor falou que já existiam soluções previamente projetadas.
“A Tancredo Neves é a via em área urbana que mais tem fluxo diário. É a via mais importante, pois é um eixo que liga a entrada da cidade, corta a capital de oeste a leste e dá acesso a Heráclito Rollemberg, Adélia Franco e a ligação do Augusto Franco com o Jardins. E hoje é um gargalo você ter que passar por debaixo do viaduto, entrar no JK e Sol Nascente e circular as edificações para sair na Tancredo Neves. O único ponto de conflito naquela região é o da interligação com a avenida, e a circulação por esse trecho não vai mais ser necessária. Vamos construir nova alça de modo que os veículos passem do viaduto direto para Tancredo. E quem quiser ir pra zona sul e de expansão não precisará voltar para essa avenida ou a Heráclito Rollemberg. Por ali mesmo ele acessa o novo corredor”, esclareceu Valmor.
A construção da nova via é apenas um dos projetos de mobilidade urbana do Governo do Estado para proporcionar fluidez ao trânsito. Segundo Jackson Barreto, estão sendo investidos cerca de R$ 90 milhões em novos corredores para a região da Grande Aracaju.
Uma das intervenções acontece na avenida Euclides Figueiredo, que está com obras adiantas, e se vincula a ampliação da região da Orlinha do Bairro Industrial e do residencial do Santa Tereza, que está sendo drenado e pavimentado.
“Isso é conforto e qualidade de vida para a população de Aracaju, e vai facilitar a mobilidade na área do transporte coletivo”, pontuou o governador.