De 9 a 18 de agosto ocorrerá a Novena e Festa da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, no Bairro Aruana, em Aracaju, cujo tema central é “Com Jesus Caminhamos Rumo ao Jubileu do Ano Santo”. Na abertura da Novena, dia 09, serão realizados um Bingo e uma Quermesse, com música ao vivo.
Durante a festividade, dos dias 09 a 17, haverá Ladainha às 19 horas e Santa Missa às 19:30 horas. No domingo festivo, dia 18: Missa Solene às 9 horas; Missa dos Devotos, às 15:30 horas; e Carreata às 16:30 horas.
Na abertura, além da programação religiosa a comunidade paroquial está preparando um bingo, com sorteio de vários brindes, e uma quermesse com cardápio variado. Entre os brindes do bingo estão quadros, um carneiro, Air Fryer e um balaio. A noite terá animação de Rinaldo do Coquetel e Banda Amigo Du’som. Mesas e cartelas estão à venda na secretaria da paróquia e informações podem ser obtidas pelo número 3027- 3111.
Santa Dulce dos Pobres
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, seu nome de registro, nasceu a 26 de maio de 1914 e faleceu a 13 de março de 1992, ambos eventos ocorridos na capital baiana. No Convento, como era costume naquela época, mudou o nome para Dulce, nome de sua mãe. Reverenciada por suas obras de caridade e assistência aos pobres e necessitados, foi apelidada de o Anjo Bom da Bahia.
Em 2011 foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, e canonizada em 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco, em Roma, com o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa nascida no Brasil.
Primeira no mundo
A Paróquia Santa Dulce dos Pobres no Bairro Aruana foi criada em 25 de maio de 2012, quando a religiosa baiana era Bem-Aventurada, isto é, um ano após a sua beatificação, tornando-se, assim, a primeira Paróquia do mundo dedicada à freira que fez seus votos no Convento do Carmo, em São Cristóvão, a 15 de agosto de 1934.
O pároco José Lima diz que a pandemia da Covid-19, que assaltou o mundo inteiro, impediu que todas as obras já tivessem sido concluídas. Ele conta que no momento, a Paróquia Santa Dulce dos Pobres está em fase de finalização da parte central do templo, medindo quase 900 metros quadrados de área construída, concluindo-se a pintura definitiva. A seguir, serão construídas a secretaria, a sacristia, quatro salas e uma bateria de banheiros, além da casa paroquial. Todos os recursos auferidos vêm dos fiéis paroquianos, de outros devotos da Santa brasileira e de amigos do pároco, padre José Lima Santana. Também tem sido realizados eventos para a captação de recursos, como o Forró da Dulce, realizado sempre na última semana de maio, e o Bingo, que ocorre durante a Festa, em agosto.