ARACAJU/SE, 14 de dezembro de 2024 , 14:06:43

logoajn1

Novo campeão mundial de xadrez – o Indiano Gukesh Dommaraju

 

Por Saumíneo Nascimento
O adolescente Gukesh Dommaraju, da Índia, se tornou o mais jovem campeão mundial de xadrez ao derrotar o atual campeão Ding Liren, da China, na quinta-feira, em uma reviravolta dramática na última partida de uma disputa de 14 partidas em Cingapura.
O 18º campeão mundial tem 18 anos, quatro a menos que Garry Kasparov, que foi o mais jovem campeão mundial desde 1985, quando derrotou Anatoly Karpov.
Gukesh venceu o jogo de quinta-feira com as peças pretas depois que Ding cedeu à pressão e cometeu um erro no que os comentaristas consideraram uma posição confortável, conquistando o título com um placar final de 7,5-6,5.
Quem é o novo campeão Mundial: nascido em 29 de maio de 2006, em Chennai – o local de nascimento de vários dos melhores jogadores da Índia, incluindo o cinco vezes campeão mundial Viswanathan Anand.  Gukesh Dommaraju aprendeu xadrez na escola aos sete anos de idade. Isso acendeu uma paixão pelo jogo que o faria avançar rapidamente sua classificação e título Federação Internacional de Xadrez (FIDE), alcançando sucessos notáveis em torneios ao longo de apenas dez anos.
Gukesh ganhou seu título FIDE Master em 2015, após vencer a seção Sub-9 do Campeonato Asiático de Xadrez Escolar. Em março de 2018 – com apenas 11 anos – ele se tornou um Mestre Internacional. Gukesh conquistou o título de Grande Mestre no 17º Delhi International Grandmaster Open em 15 de janeiro de 2019, aos 12 anos, sete meses e 17 dias, tornando-se a segunda pessoa mais jovem na história na época a conseguir isso, depois de Sergey Karjakin. Em um período de 16 meses, Gukesh jogou nada menos que 276 partidas em 30 torneios em 13 países para atingir suas normas de GM, ressaltando sua determinação.
Seus primeiros sucessos incluem vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil Sub-12, bem como levar cinco medalhas de ouro no Campeonato Asiático de Xadrez Juvenil, vencendo competições em diferentes formatos (clássico, rápido, blitz e equipe). Gukesh capturou a atenção global em 2022 quando ganhou o ouro individual na Olimpíada de Xadrez da FIDE, marcando excelentes nove pontos em 11 partidas e ajudando a equipe Índia 2 a ganhar o bronze no evento. No mesmo ano, Gukesh cruzou a marca de 2700 ELO, tornando-se o terceiro jogador de xadrez mais jovem a fazer isso (depois de Wei Yi e Alireza Firouzja), entrando no reino dos super-grandes mestres.
Em 2023, ele foi ainda mais longe, limpando a barra de ELO de 2750 em agosto e se tornando o jogador mais jovem a fazê-lo, e então em setembro, Gukesh alcançou o número oito do mundo, ultrapassando Viswanathan Anand como o jogador mais bem avaliado da Índia, um título que Anand manteve por mais de 37 anos. No mesmo ano, Gukesh terminou em segundo no Circuito FIDE de 2023 – uma série de torneios ao longo do ano – o que lhe garantiu uma vaga no Candidatos de 2024 (o vencedor, Fabiano Caruana, se classificou para a Copa do Mundo de 2023).
Em abril de 2024, em Toronto, Gukesh surpreendeu novamente o mundo do xadrez: em sua primeira aparição no torneio Candidatos, ele venceu o evento com uma pontuação impressionante de 9/14, tornando-se o mais jovem desafiante ao título de Campeão Mundial.
A última grande aparição de Gukesh antes da disputa pelo título foi na 45ª Olimpíada de Xadrez em Budapeste, onde, jogando no tabuleiro um, ele marcou fenomenais nove pontos em dez jogos, levando sua equipe à primeira medalha de ouro por equipe no evento.

Você pode querer ler também