ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 22:36:45

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Novo golpe na praça: A falsa investigação de agências bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para um novo tipo de golpe: da falsa investigação de agências bancárias. Na ação, os golpistas ligam para clientes dizendo que sua agência ou gerente está sob investigação. A partir daí, os criminosos solicitam a transferência de valores para contas suspeitas.

De acordo com a entidade, os golpistas estão criando novas abordagens para golpes já conhecidos, como o da falsa central telefônica.

A estratégia é a mesma: os fraudadores utilizam de técnicas de engenharia social para manipular psicologicamente a possível vítima, fazendo com que elas forneçam informações confidenciais ou realizem transações para os golpistas. A vítima é manipulada com argumentos de que, para a sua própria proteção, deve transferir seus valores para favorecidos indicados por eles enquanto durar a investigação criminal.

Neste novo modelo de fraude, os criminosos chegam até a enviar um boletim de ocorrência falso para dar credibilidade ao golpe.

Os golpistas também estão usando o nome da própria Febraban para a aplicação do golpe. Em nota, a Federação esclarece que “é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne instituições financeiras do país” e que, “no desempenho de suas atividades, a entidade não tem relacionamento direto com clientes e usuários do sistema bancário”.

O que fazer para não cair

Segundo José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, os clientes devem se atentar aos sinais de fraude. Veja as dicas:

  • Entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora;
  • Caso o cliente tenha dúvidas sobre sua agência, deve procurar qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco;
  • Bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.

Caso o cliente tenha sido vítima de algum crime, deverá notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.

Fonte: Valor

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