ARACAJU/SE, 20 de novembro de 2025 , 7:27:37

Novo sistema embarcado para otimização do atendimento às ocorrências em Sergipe é implementado

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) apresentou à cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) o novo sistema embarcado nas viaturas policiais para otimização do atendimento às ocorrências registradas em Sergipe. Com a nova tecnologia, as equipes recebem localização com maior precisão, e o acompanhamento da ocorrência junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) torna-se ainda mais efetivo para tomada de decisões em tempo real.

De acordo com o secretário-executivo da SSP, José Pereira de Andrade, a reunião teve como finalidade apresentar aos gestores da Secretaria o trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo pela DTI, especialmente a implantação do sistema de embarque e o uso de tablets para o atendimento de ocorrências diretamente nas viaturas”, explicou

Nesta reunião, o destaque foi o novo sistema embarcado implementado nas viaturas, conforme detalhou Vinícius Brito, diretor técnico da DTI. “Com isso, a geolocalização chega diretamente ao equipamento e a equipe consegue se deslocar e acompanhar todo o atendimento de forma integrada ao Ciosp, do início ao encerramento da ocorrência”, especificou.

Este modelo de utilização de tablets foi demonstrado à cúpula da SSP. “Tudo isso para mostrar que esse projeto já vinha sendo gestado e agora está maduro para avançar. Também reforçamos a organização da gestão de materiais e a entrega recente de equipamentos de informática às delegacias, ações que fortalecem o trabalho diário da Polícia Civil e da Polícia Militar”, acrescentou o coronel José Pereira de Andrade.

Importância da tecnologia

Além da apresentação do novo sistema, a reunião também detalhou a importância do uso de tecnologia nas ações de segurança pública. “Mostramos as estatísticas da área de tecnologia, a entrega de novos equipamentos e o sistema de gestão de ativos. A proposta é integrar todas as unidades, automatizando processos como consumo de energia e água, permitindo uma gestão mais precisa, que auxilie em decisões de aquisição e redução de custos”, destacou Vinícius.

Neste ano, a DTI está implementando ainda mais melhorias no atendimento às demandas das forças de segurança. “Temos aplicações móveis que atendem todo o estado e estamos otimizando esses sistemas para garantir mais qualidade nas trocas de equipamentos, nos cadastros e nas liberações de dispositivos usados pelos policiais. Toda essa tecnologia tem como objetivo melhorar o atendimento à população”, detalhou o diretor técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação.

O secretário-executivo concluiu, ressaltando que toda essa evolução só é possível graças ao empenho dos colaboradores da DTI. “Nada disso é feito de forma isolada. Cada integrante é fundamental para que possamos modernizar processos, corrigir falhas e acompanhar as demandas tecnológicas da segurança pública. Em poucas semanas, os profissionais já poderão sentir os resultados desse esforço”, pontuou o coronel.

 

Você pode querer ler também