ARACAJU/SE, 23 de agosto de 2025 , 15:50:34

Novos casos, óbitos e internações continuam em queda, diz estudo

O “segundo” e maior pico da pandemia em Sergipe apresenta, desde a segunda quinzena de junho, expressiva tendência de queda. Em 9 de agosto, as médias móveis de casos (-45%), de mortes (-36%) e internações (-44%), continuavam a cair quando comparada com 14 dias atrás. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10), pelo Observatório de Sergipe, com base no boletim “Covid-19: Sergipe e Território Nacional”, com informações atualizadas até 9 de agosto de 2021.

A redução nas internações foi puxada, sobretudo, pela queda nas internações das UTI’s. A média móvel desse indicador chegou a 65 internações na segunda-feira, 9, uma queda de cerca de 44% em relação a 14 dias atrás. Já nas enfermarias chegou a 58 com uma redução de aproximadamente 41% em relação à igual período.

Em relação aos territórios sergipanos, numa análise de tendências recentes, comparando os números da última semana epidemiológica conclusa (S 31), de 1 a 7 de agosto, com a antepenúltima semana (S 29), de 18 a 24 de julho, observou-se queda no número de novos casos e mortes nos territórios sergipanos, excerto no Leste de Sergipe, que apresentou aumento de 27% no número de casos.
Os territórios com maior incidência de novos casos por cem mil habitantes, na última semana epidemiológica, são: Grande Aracaju (75) e Leste (169).

Além disso, destaca-se o Médio Sertão, que por três semanas consecutivas (S 29 a S 31) não registra mortes decorrentes pelo novo Coronavírus. Os municípios que compõem a Grande Aracaju são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.

Já os que compõem o Leste Sergipano são: Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima e Siriri. Os que compõem o Médio Sertão são: Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores.

Quanto à vacinação em Sergipe, mais de 1,1 milhão de pessoas tomaram a primeira dose de vacinas contra a Covid-19, o que corresponde por cerca de 48% da população. Já a segunda dose ou dose única foi aplicada em cerca de 404 mil pessoas, o que equivale a 17,4% da população.

Na semana epidemiológica 31, Sergipe atingiu 1,1 mortes por 100 mil habitantes, ficando abaixo da taxa nacional (3,0/100 mil hab.) e do Nordeste (1,7/100 mil hab.), sendo a 3ª menor proporção de óbitos por Covid-19 do Brasil.

Você pode querer ler também