A Polícia Civil tem intensificado as ações para localizar pessoas desaparecidas com a criação do Núcleo de Pessoas Desaparecidas. A unidade foi estabelecida em resposta ao elevado número de desaparecimentos, que em 2023 atingiu 80 mil registros em todo o Brasil. Em Sergipe, no ano passado, foram registrados 590 casos de desaparecimento, dos quais 538 foram resolvidos. Neste ano, foram contabilizados 445 novos casos, com 331 pessoas localizadas até o momento.
Segundo a delegada Lara Schuster, o Núcleo de Desaparecidos da Polícia Civil é responsável por monitorar e acompanhar os casos, estabelecendo protocolos de atendimento e auxiliando nas investigações realizadas pelas unidades policiais. Ela enfatiza que a comunicação de desaparecimentos pode ser feita em qualquer delegacia da Polícia Civil em Sergipe, sem a necessidade de esperar um período específico para o registro do caso. “É um mito a ideia de que é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. Quanto mais cedo a comunicação for feita, melhor para o início da investigação”, destacou a delegada.
Para registrar um desaparecimento, é essencial levar informações que ajudem na investigação, como uma fotografia recente, dados sobre as roupas usadas pela pessoa, mudanças de comportamento, e possíveis envolvimentos com álcool, drogas ou dívidas. Durante o processo, é feita a autuação para a divulgação da imagem da pessoa desaparecida, que será atualizada no site da Polícia Civil para consulta pública.
Lara Schuster explicou que a Polícia Civil foca em casos de desaparecimentos involuntários, onde a pessoa desaparece sem aviso ou comunicação prévia, frequentemente relacionados a crimes, uso de substâncias, doenças mentais ou situações de rua.
Devido à extensão territorial de Sergipe, as informações chegam rapidamente à Polícia Civil, resultando em um grande número de registros, mas com um considerável número de casos resolvidos. “Embora tenhamos muitos registros, a maioria dos casos são resolvidos rapidamente. No entanto, cada desaparecimento causa grande angústia aos familiares”, afirmou a delegada.
O site da Polícia Civil oferece uma seção dedicada às pessoas desaparecidas em Sergipe, com imagens e dados atualizados, acessível pelo link: https://www.policiacivil.se.gov.br/desaparecidos/. Caso você reconheça alguém da lista, entre em contato com a Polícia Civil ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.
O Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, celebrado em 30 de agosto desde sua instituição pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010, é um momento para lembrar as pessoas desaparecidas por diversas razões, desde situações familiares até casos de violência e migração. A data também destaca a importância das ações para encontrar pessoas desaparecidas em todo o Brasil.
*Com informações Ascom SSP