ARACAJU/SE, 19 de julho de 2025 , 2:15:33

Número de casamentos em Sergipe cai em mais de 35% no ano de 2020

Da redação, AJN1

Em Sergipe, o número de casamentos civis no ano de 2020 foi o menor da série histórica desde 2010, registrando 4.604 matrimônios. Em relação a 2019, houve uma queda de 36,6%. O resultado de 2020 representa a sexta queda consecutiva no número de casamentos civis, que em 2014 chegaram a 8.796. Os dados são da pesquisa ‘Estatísticas de Registro Civil para o ano de 2020’, a qual traz dados de registros administrativos. A coleta dos dados é feita junto a cartórios, varas de família, cíveis, foros e tabelionatos, totalizando um contingente de mais de 20.000 informantes em todo o país.

Os registros considerados são apenas os de casamento civil, independentemente de celebração religiosa. Não estão incluídas as uniões estáveis registradas em cartório ou reconhecidas judicialmente. Do total de casamentos registrados em 2020, somente 0,5% ( 27 casamentos) ocorreram entre cônjuges do mesmo sexo. Foram sete casamentos entre homens e 20 uniões entre mulheres.

Taxa de Nupcialidade

A população sergipana com 15 anos ou mais está entre as que menos casa no país. A taxa de nupcialidade legal – dado estatístico que relaciona o número de casamentos por cada mil habitantes numa dada região e num período de tempo – informa quantos casamentos ocorreram a cada 1.000 pessoas com 15 anos ou mais de idade. Em Sergipe, a taxa reduziu e chegou a 2,6 em 2020. Essa redução foi muito expressiva em relação a 2019, quando a taxa de nupcialidade chegou a 4,09.

Isso significa que para cada 1.000 pessoas com 15 anos ou mais de idade, 2,6 se casaram. Essa é a terceira menor taxa do Brasil, maior apenas do que as registradas no Piauí e Amapá (ambos com 2,3). Em Rondônia, registrou-se a maior taxa de nupcialidade do país (7,6), com Distrito Federal (6,2) e Espírito Santo (5,8).

Você pode querer ler também