A lista sêxtupla do Quinto Constitucional destinada ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) será entregue nesta terça-feira (25) à presidente da Corte, desembargadora Iolanda Guimarães. A relação foi definida em eleição realizada na última quarta-feira (19) e homologada por unanimidade pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) nesta segunda-feira (24).
O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, destacou que o processo foi marcado pela ética, pelo respeito e pela inclusão, com reserva de vagas para garantir paridade de gênero, diversidade racial e participação da advocacia PCD. “A eleição para a formação da lista do Quinto Constitucional registrou mais de 70% de participação da advocacia — um índice histórico que eu nunca vi em processos anteriores. Esse engajamento expressivo demonstra a confiança da classe e o compromisso da advocacia com a escolha de representantes qualificados para o Tribunal”, afirmou. Ele acrescentou que os candidatos “realizaram uma campanha ética, qualificada e profundamente técnica”, apresentando propostas alinhadas às necessidades da classe.
Danniel informou ainda que fará a entrega oficial da lista às 10h30 de hoje. “Com a entrega oficial da lista sêxtupla, a OAB conclui sua participação no processo do Quinto Constitucional. Este é um momento histórico para a nossa instituição e de enorme relevância para toda a advocacia”, disse. Segundo ele, o processo foi conduzido de forma “ampla, democrática e transparente”, garantindo a seleção de profissionais “altamente qualificados”.
A secretária-geral da OAB/SE, Andrea Leite, parabenizou os participantes e reforçou o compromisso que espera do futuro desembargador. “Cada um demonstrou comprometimento, qualificação e profundo respeito pela advocacia ao longo de toda a campanha. Aos que avançam para as próximas etapas, deixo um pedido muito sincero: que aquele que vier a assumir o cargo de desembargador não se afaste dos compromissos firmados durante a campanha e, sobretudo, não se distancie das dores da advocacia”, ressaltou.
Homologação e próximos passos
Relatora do processo administrativo, a conselheira Aline Andrade votou pela homologação da lista e afirmou que todas as etapas ocorreram de forma legal e transparente. “Todas as etapas obedeceram rigorosamente aos critérios e requisitos previstos na resolução que regula o Quinto Constitucional. A documentação, os prazos e os parâmetros de avaliação foram seguidos à risca”, disse. Ela destacou ainda o trabalho “responsável e imparcial” da Comissão Especial.
O voto da relatora foi acompanhado por todos os conselheiros, que homologaram a lista por unanimidade. Agora, os seis nomes — América Nejaim, Carla Carolina, Fabiano Feitosa, Márcio Conrado, Marília Menezes e Kleidson Nascimento — seguem para o TJSE, que formará a lista tríplice a ser encaminhada ao governador de Sergipe, responsável pela escolha do novo desembargador.
A sessão contou com a presença dos seis candidatos eleitos, além dos membros honorários vitalícios Carlos Augusto Monteiro, Henri Clay e Inácio Krauss, diretores e conselheiros federais.
*Com informações Ascom OAB/SE





