Buscando o avanço na mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), desde o início do mês março, vem realizando intervenções na Rotatória do Caju na avenida Beira Mar, que dá acesso à ponte da Coroa do Meio. A finalidade desta reestruturação é proporcionar melhorias na mobilidade de veículos, pedestres e ciclistas que utilizam a avenida.
Durante todo o período da obra, foram feitas adequações nas vias para que os condutores que trafegam pela região não sofressem com os impactos provenientes da obra que teve o seu prazo estimado de 90 dias. Já em fase final, o que antes era rotatória, passou a ter canteiros centrais e cruzamentos. Para não perder a beleza da localidade, foram reimplantadas mais nove Palmeiras Imperiais na área verde que aumentou em 50% em relação ao projeto anterior.
Segundo o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, a obra está em fase final e o próximo passo será a instalação da sinalização eletrônica. “A obra está quase toda concluída. Estamos finalizando a área da descida da ponte do Riomar e acreditamos que, ao fim desta semana, teremos toda a estrutura pronta, faltando apenas as instalações da sinalização eletrônica”, comentou.
Navarro informou ainda que a sinalização eletrônica será o diferencial para o fluxo de veículos. “A equipe do exterior, especializada neste trabalho, chega a Aracaju na semana que vem e começaremos as instalações dos semáforos inteligentes. Esta é a grande novidade. Eles possuem sensores que vão verificar se a via está com o fluxo intenso para abertura e fechamento automáticos sem a necessidade de temporizador fixo. É uma inovação para o trânsito da cidade e finalizaremos a obra com sucesso”, explicou Navarro.
Os condutores que trafegam pela região já podem perceber em alguns pontos melhorias na circulação a exemplo do acesso a ponte do Riomar e os acessos diretos centro/praias e praias/centro. Todas as sinalizações viárias estão sendo instaladas, pinturas horizontais, semáforos e placas indicativas de conversão contando também com os agentes de trânsito diariamente na operação da mobilidade dos condutores.
Fonte: PMA