ARACAJU/SE, 28 de abril de 2025 , 3:09:30

Obras na ponte Aracaju-Barra podem levar seis meses para ficar prontas

Foto: Divulgação

As obras na Ponte Construtor João Alves, que liga os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, iniciaram nesta terça-feira (3). Segundo o governo do estado, as obras miram a segurança, com o serviço de troca das juntas de dilatação da ponte.

Para a substituição das juntas, duas das quatro vias que compõem a ponte estão parcialmente interditadas, sendo uma no sentido Aracaju-Barra e outra no sentido contrário. A obra é conduzida pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER). O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju foram mobilizados para organizaro do tráfego.

De acordo com o DER, o tempo de cura do concreto aplicado nas juntas chega a 28 dias, o que perfaz um tempo total de conclusão da obra de 180 dias (cerca de seis meses). Depois dos primeiros 90 dias e com a conclusão dos serviços nas vias já isoladas, o sentido de interdição deverá ser trocado. Com a intervenção, a ponte terá sua vida útil renovada e poderá oferecer mais trafegabilidade a condutores e passageiros.

“Como o prazo de execução do serviço de cada junta é curto, precisamos fechar todo o lado da ponte. A ideia é assegurar que nenhuma junta já executada fique com acesso aberto, e que a cura do concreto aconteça por completo”, explica o diretor técnico do DER, Igor Albuquerque.

O gerente de trânsito do DER, Geraldo Mota, orienta os condutores em relação ao fluxo na ponte durante o período das obras. “Se o motorista sabe que existe um afunilamento de duas para uma só pista, o melhor é derivar para a pista liberada com antecedência. Também recomendamos que o motorista não passe em alta velocidade, para evitar acidentes”, enfatiza.

 

Você pode querer ler também