Na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão- Seplag, aconteceu o lançamento do novo site do Observatório de Sergipe, com novo formato de trabalho. A iniciativa da Superintendência de Estudos e Pesquisas da Secretaria (Supes/Seplag), tem como objetivo tornar o site do Observatório a base de dados referência no estado para estudos e pesquisas, seja no âmbito social, financeiro ou político-administrativo.
O evento reuniu autoridades do Estado e parceiros do Observatório, que foram conhecer as novas perspectivas da equipe e os três novos produtos apresentados na ocasião. “Nosso objetivo é reunir em um só lugar diversos dados sobre Sergipe, para facilitar a vida do cidadão que precisa pesquisar sobre quaisquer informação sobre nosso estado”, informa o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil.
Ciro reforçou a necessidade de o Governo disponibilizar de forma acessível o conteúdo que é pesquisado pela equipe nos canais de informação digital. “A Seplag quer ficar antenada a esse mundo digital. Hoje, as pessoas precisam fazer pesquisas e download com rapidez, por isso buscamos disponibilizar esses estudos de forma prática no nosso site”, completou.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, esteve presente na solenidade e informou que o trabalho da equipe do Observatório é de grande valia para a pasta e para a sociedade sergipana. “Com esse novo site, avançamos no sentido de divulgar o trabalho de pesquisa dessa equipe tão comprometida e empenhada, que se dedica diariamente a trazer informações para nossa sociedade”, frisou.
Novos dados sobre agricultura, pecuária e comportamento escolar
Entre os produtos apresentados estão o Perfil da Agricultura e da Pecuária Sergipana, que retrata de forma didática esses dados, baseados nas informações da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), lançados em setembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para todo o Brasil. A Supes fez um recorte da produção dos municípios sergipanos, visando reconhecer o perfil e a disposição territorial da atividade agropecuária em Sergipe, comparando o desempenho da atividade com os demais estados do Nordeste e do Brasil.
Além disso, Ciro Brasil apresentou dados sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – (PeNSE), que explora a recém-lançada Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE. Nela, a Supes fez uma demonstração da primeira, de uma série de Notas Técnicas, que visam explorar o universo e os hábitos do estudante sergipano. O primeiro volume diz respeito às características das escolas, como infraestrutura física, saneamento, equipamentos e a qualidade da alimentação oferecida. “Posteriormente serão lançadas notas com outros temas, como consumo de álcool e outras drogas, vida sexual e saúde mental desses estudantes”, reforçou Brasil.
Por fim foi apresentada a publicação Sergipe em Números 2016, um conteúdo que tem o objetivo de ampliar o acesso aos indicadores mais recentes sobre o estado, constituindo-se em mais uma fonte de pesquisa para a sociedade, a academia, pesquisadores e outros. De forma concisa, apresenta o cenário atual do Sergipe, abordando indicadores político-administrativos, sociais e econômicos.
Nela, os interessados tem acesso a dados populacionais, educacionais, de saúde, trabalho e renda, entre muitos outros. “A publicação é um mini guia de bolso, que pode ser impresso e carregado sempre com os pesquisadores, e que permite à Supes divulgar dados que venham a subsidiar a formulação de estratégias de desenvolvimento e de políticas públicas”, finalizou. As novas publicações já estão disponíveis no site. Para acessá-las, clique aqui.
Presenças
Prestigiaram o evento, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Eliziário Sobral, o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa, o técnico representante do IBGE de Sergipe Nelson Dias, além de representantes da Cohidro e Banco do Brasil.