Ao contrário do que ocorre tradicionalmente, a Olimpíada de Paris chega ao fim com as instalações da próxima edição já erguidas. Não que os americanos tenham acelerado as obras. É que, além da forte cultura esportiva nos Estados Unidos, Los Angeles receberá os Jogos pela terceira vez na História (antes, já havia sediado em 1932 e em 1984). Logo, já conta com toda uma infraestrutura pronta.
Seja o estádio de atletismo, as arenas multiuso, o parque aquático e até o de canoagem slalom já estão definidos. Receberão apenas ajustes para receberem o público e as competições. Confira, abaixo, alguns dos principais:
SoFi Stadium
O estádio de futebol americano será transformado no palco da natação. Antes, no entanto, receberá a cerimônia de abertura. Por isso, a organização anunciou que a competição aquática será na segunda semana dos Jogos, invertendo com o atletismo.
Memorial Coliseum
Pela primeira vez, o mesmo estádio receberá por três vezes as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos. Fundado em 1923, a arena centenária foi sede das competições em 1932 e em 1984.
Downtown Arena
A Crypto Arena foi rebatizada para os Jogos, onde receberá a ginástica. É o provável palco do próximo duelo entre Simone Biles e Rebeca Andrade. Também é conhecido como a casa dos Los Angeles Lakers, na NBA.
Centro de Convenções de Los Angeles
Usado em 1984 como centro de imprensa, o local agora será palco de cinco modalidades. É lá que serão disputadas as competições de judô, wrestling, esgrima, taekwondo e tênis de mesa.
Belmont Shore
A costa de 17km no Oceano Pacífico receberá as competições de vela.
Centro de tênis Carson
Atualmente usado como o Centro de Treinamento de Alto Desempenho da US Tennis Association, o local sediará toda a competição de tênis olímpico daqui a quatro anos.
Área de Recreação da Bacia de Sepulveda
O segundo maior parque urbano de Los Angeles receberá quatro modalidades. É onde será disputado o tiro com arco e mais três esportes radicais: skate, BMX freestyle e o BMX racing. Será que veremos Rayssa Leal conquistar sua terceira medalha olímpica nele?
Whitewater Center
É onde Ana Sátila passará por uma nova maratona interminável de provas. Este centro de águas radicais em Oklahoma, usado para treinamento e para as seletivas americanas, receberá as competições de canoagem slalom.
Waterfront Long Beach
A região do Waterfront, na famosa Long Beach, receberá as competições de triatlo e da maratona aquática. Em Paris, os atletas destas modalidades sofreram com a incerteza em torno das condições da água, já que elas foram praticadas no historicamente poluído Rio Sena.
Fonte: O Globo