ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 21:00:22

logoajn1

Olimpíadas “teen”: Paris terá Rayssa Leal e outras estrelas adolescentes

 

Eles, na maioria dos países, não podem nem consumir bebida alcóolica nem dirigir. Mas, nas Olimpíadas, são favoritos para a medalha de ouro. Diversas estrelas que estarão nos Jogos de Paris, que começam na sexta-feira dia 26 de julho, ainda são adolescentes. O grande destaque da lista é a nadadora Summer McIntosh, de 17, que é favorita a cinco medalhas. O ge elencou dez jovens que devem brilhar em Paris.

Rayssa Leal (Brasil) – Skate

Em Tóquio, aos 13 anos, Rayssa tornou-se a brasileira mais nova da história a conquistar uma medalha olímpica entre todas as modalidades, homens e mulheres. Em Paris, a skatista, agora com 16, é uma das favoritas ao pódio no street. Assim como há três anos, vai, depois das Olimpíadas, voltar para a escola e seguir as aulas, já que está no segundo ano do ensino médio. Em comparação com Tóquio, Rayssa cresceu e passou de uma pré-adolescente para uma adolescente quase adulta.

Summer Mcintosh (Canadá) – Natação

Aos 17 anos, a canadense Summer McIntosh vai disputar, em Paris, a sua segunda Olimpíada. Se em Tóquio 2021, aos 14 anos, ela ficou em quarto lugar nos 400m livre, agora é favorita ao pódio em cinco provas. Ela é atual bicampeã mundial dos 200m borboleta e 400m medley, e tem medalhas em Mundiais nos 200m e 400m livre, além de ser peça essencial do forte revezamento 4x200m canadense. Há um mês, bateu o recorde mundial dos 400m medley.

Maximilian Maeder (Singapura) – Vela

Atleta de 17 anos, Maximilian Maeder, de Singapura, é o grande nome da Fórmula Kite, nova classe que vai fazer parte do programa olímpico em Paris. Campeão mundial em 2023 e 2024, é também bicampeão mundial júnior. Maeder nasceu em Singapura, filho de pai suíço e mãe singapuriana. No Mundial em 2022, com 15 anos, já conquistou a prata.

Caitlin Simmers (EUA) – Surfe

Atleta de 18 anos, Caitlin Simmers conseguiu a terceira vaga olímpica dos Estados Unidos, graças aos título americano no Isa Games, em fevereiro. Atualmente, lidera o ranking mundial de 2024, com três vitórias no Circuito. Aos 16, em 2022, abriu mão de disputar a elite da WSL para focar no desenvolvimento da sua carreira e não pular etapas. Em 2023 entrou de vez para a elite e já conseguiu resultados importantes.

Chloe Covell (Austrália) – Skate

Aos 14 anos, a australiana aparece como uma das favoritas ao pódio no skate street. Já conquistou diversas etapas da Street League e também do Circuito Mundial da modalidade. Apareceu para o mundo do skate em 2022, quando foi bronze em uma etapa do X Games. É muito fã de Nyjah Huston, americano que está entre os maiores da história.

Quincy Wilson (EUA) – Atletismo

Com 16 anos, Quincy Wilson é um grande fenômeno do atletismo americano, vai participar do revezamento 4x400m do atletismo, favorito ao ouro. É o atleta mais jovem da história das provas de velocidade a compor uma equipe americana nas Olimpíadas. O seu tempo, 44s59, é o recorde mundial júnior.

Quan Hongchan (China) – Saltos Ornamentais

Quan Hongchan já é campeã olímpica. Aos 14, foi medalhista de ouro na plataforma 10 nos Jogos de Tóquio e agora, com 17, disputará a prova individual e também participa da prova de duplas, ao lado da compatriota Chen Yuxi. Ela tem, no currículo, cinco ouros e duas pratas em Campeonatos Mundiais. Em Tóquio, é favorita para a medalha de ouro nas duas categorias: individual e sincronizada. A China é a grande potência da modalidade e ela, quando era criança, foi recrutada em um acampamento esportivo para se especializar nos saltos ornamentais. Deu certo e já é considerada uma das melhores da história.

Kaylia Nemour (Argélia) – Ginástica Artística

Kaylia Nemour, de 18 anos, é uma das favoritas para a medalha de ouro nas barras assimétricas nas Olimpíadas de Paris. Esse é o aparelho em que Simone Biles, considerada uma das maiores ginastas da história, não está entre as principais candidatas ao pódio. Kaylia foi prata no Campeonato Mundial do ano passado. Nascida na França, é filha de pai argelino, e começou no esporte aos quatro anos. No início da carreira, representou a França, mas desde 2021 passou a defender a terra do seu pai.

Qiu Qiyan (China) – Ginástica Artística

Qiu Qiyan, de 17 anos, é a principal rival de Nemour pela medalha de ouro nas barras assimétricas da ginástica artística nas Olimpíadas. É uma das armas chinesas para a medalha por equipes, já que é muito boa nos quatro aparelhos – além das barras, na trave, solo e salto. Conquistou três ouros no Campeonato Chinês do ano passado.

Ginwoo Onodera (Japão) – Skate

Atleta de 14 anos, Ginwoo é um dos principais nomes do skate street masculino atual e uma máquina de recordes no assunto precocidade. Tem títulos em etapas da Street League e do X Games, nesse último, aos 13 anos, tornou-se o mais jovem campeão da história. Ano passado, foi campeão nacional de skate aos 12 anos, o mais jovem da história do Japão a atingir tal feito. É muito provável que seja o medalhista olímpico mais novo das Olimpíadas de Paris.

Fonte: Ge

Você pode querer ler também