ARACAJU/SE, 15 de agosto de 2025 , 11:13:41

Operação ‘Gato Pipa’ combate o desvio e a venda ilegal de água em Poço Redondo

Da redação, AJN1

Equipes das polícias Civil e Militar, Deso e Instituto de Criminalística deflagraram nesta quarta-feira (24) a operação ‘Gato-pipa’. A ação aconteceu na cidade de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, e teve como foco o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão em locais onde havia desvios de água da Deso, destinados a abastecer ilegalmente carros-pipas.

A investigação foi coordenada pelo delegado regional de Nossa Senhora da Glória Jorge Eduardo. Nos levantamentos realizados, os policiais disseram que descobriram que na região de Poço Redondo estava acontecendo desvio de água das tubulações da Deso, para servirem de ponto de abastecimento para carros-pipa. Segundo a polícia, os investigados por furto qualificado vendiam a água para pequenos produtores rurais.

Na manhã de hoje, de posse dos mandados de busca e apreensão, equipes da PC e PM, juntamente com Deso e Criminalística estiveram em 20 endereços para o cumprimento das ordens judiciais.  “Todos os locais estão sendo verificados, com o apoio da Polícia Militar, da Deso e do Instituto de Criminalística, tudo no sentido de verificar possíveis ligações clandestinas e subsidiar as investigações, para que os responsáveis sejam punidos pelo crime de furto qualificado de água”, explicou o delegado Jorge Eduardo.

“Gato-pipa”

O nome da operação combina o termo informal ‘gato’, referindo-se ao ato de clandestinamente desviar algo, neste caso a água, com a palavra ‘pipa’, em alusão ao carro-pipa, veículo usado para a execução dos crimes investigados nessa ação.

*Com informações SSP

Você pode querer ler também