ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2024 , 21:41:59

logoajn1

Operação “Midas” realiza mandados de prisão em Aracaju e região metropolitana

Da redação, AJN1
A Polícia Civil de Sergipe participa nesta quarta-feira (26), da terceira operação coordenada pelo Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a operação “Midas”, deflagrada simultaneamente por polícias civis de 25 estados e do Distrito Federal e que conta com a participação de 3.745 policiais civis. A megaoperação tem por objetivo prender autores de crimes de roubo e de latrocínio (roubo seguido de morte).
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Sergipe, há mandados de prisão cumpridos por delegacias metropolitanas e especializadas em Aracaju, na região metropolitana e interior do Estado.
Como a operação está em andamento, a Polícia Civil ainda não vai detalhar a quantidade de mandados, já que esta só acaba nesta quinta-feira, 27.
Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, entre as justificativas da operação está a de que o dinheiro roubado, principalmente de carros-fortes e de caixas eletrônicos, acaba sendo usado por facções para a prática de outros crimes, como tráfico de drogas, contrabando e até mesmo financiamento de campanhas políticas.
Em todo o país, até o início desta tarde, foram feitas 116 prisões por roubo; três por latrocínio e 154 por outros crimes, além de 60 prisões em flagrante. Foram cumpridos 155 mandados de busca e apreensão. Mais de 1 tonelada de maconha e de 4 quilos de cocaína foram apreendidos, além de 33 mil unidades de ecstasy, 31 armas de fogo e seis veículos. Como a operação terá duração de pelo menos 48 horas, a expectativa é de expansão desses números.
Operação Midas
O nome da ação é uma referência metafórica ao conto do rei que tocava nas coisas e transformava em ouro, sendo a ganância seu principal mal, tal qual é o objetivo do autor de roubo e latrocínio, porém causando malefícios à vítima e à sociedade. Uma vez identificado como autor da subtração com violência ou morte, sua liberdade se transforma em reclusão social.

Você pode querer ler também