Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Penal de Sergipe, juntamente com agentes da empresa Reviver, realizaram nesta terça-feira (30), uma operação pente fino na Ala B do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju. Essa foi a segunda ação realizada na unidade em menos de 15 dias e teve como foco desarticular possível plano de fuga, que estaria prestes a ser executado.
A operação foi articulada pela Secretaria de Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), através do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), depois de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência Penal (NIP) sobre possível a denúncia de uma fuga que deveria ocorrer nos próximos dias. De acordo com o que foi apurado, os internos pretendiam se rebelar e fazer funcionários como reféns.
Segundo o diretor do Compajaf, Emerson Costa França, foram recolhidos várias armas artesanais. “Durante a ação, os custodiados da referida Ala jogaram para parte externa das celas, pelo lado de fora, 15 objetos perfurantes de ferro e quatro barras de ferro que serviriam para a fabricação de pelo menos mais dez armas brancas”, detalha a direção.
Para o diretor, as inspeções enfraquecem a probabilidade de uma possível rebelião e desarticula os planos dos detentos, uma vez que provam a eficiência do trabalho de inteligência da polícia penal e demonstram o comprometimento da Sejuc em manter o sistema prisional controlado.
*Com Informações Sejuc