ARACAJU/SE, 23 de outubro de 2024 , 10:24:29

logoajn1

Orsse apresenta concerto sobre o romantismo alemão

 

Nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) seguirá com a exibição da série “Cajueiros de Concertos” com repertório em homenagem aos 30 anos do falecimento do compositor Brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993).

O concerto apresentará quatro obras que dialogam entre a contemporaneidade brasileira e o romantismo alemão, em um espetáculo que promete emocionar e surpreender o público. O concerto terá a regência do maestro Daniel Nery e solo do violinista da Orsse Luciano Borges.

O Concerto inicial terá a participação da orquestra de Cordas e Percussão, de Camargo Guarnieri, ressaltando elementos nordestinos, como as melodias típicas do repente, da embolada e o ritmo do coco e destacando a profundidade de significação e força de lirismo da obra. Em seguida, será apresentado o “Rondó para violino e orquestra” de Franz Schubert, o Rondó enquadra-se no gênero concertante, já que o compositor aplica aqui os princípios de alternância e contraste típicos deste gênero.

A terceira parte da atração, “Variação sobre um motivo de Camargo Guarnieri” de Carlos dos Santos, escrita em 2013, homenageia o próprio compositor brasileiro resgatando elementos da música popular brasileira. Por fim, a orquestra exibirá a “Abertura, Scherzo e Finale” de Robert Schumann, uma obra clássica do repertório sinfônico que combina a elegância e a sofisticação do classicismo com a expressividade e o drama do romantismo.

“Este espetáculo é um maravilhoso encontro da música com os contrastes rítmicos da música brasileira que dialogam muito bem com a delicadeza de Schubert e a alegria e o vigor de Schumann”, comenta o regente da apresentação, o maestro Daniel Nery.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto a preços populares, de terça-feira a domingo, das 12h às 20h. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Fonte: Ascom Funcap

Você pode querer ler também