Da redação, AJN1
O outono começa neste sábado (20), às 6h38, quando ocorre o equinócio no hemisfério Sul, isto é, dia e noite terão praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites extensas até o início do inverno, em 21 de junho.
Nas próximas 24h, há possibilidade de chuvas moderadas em Aracaju e mais intensas para algumas regiões do estado. Com atenção especial para os moradores de Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Neópolis, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Barra do Coqueiros, Estância, Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Pirambu onde há risco de altos índices pluviométricos.
De acordo com o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Superintendência do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Overland Amaral, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno e propicia a maior quantidade de chuvas para Sergipe, em condições normais a acima da média.
“Nota-se uma maior frequência de chuvas total ou superiores a 700 milímetros no extremo Norte, da região Norte e Nordeste, e do Leste e no Nordeste em especial sobre Sergipe um período mais chuvoso. A temperatura mínima vai girando em torno de 20º a 22º e máxima varia entre 30º a 32º graus Celsius”, destaca, ao explicar que o outono é uma estação de transição entre verão e inverno e detém características de ambas as estações, com mudanças rápidas nas condições do tempo.
Overland diz ainda que a previsão climática para o período é de chuvas mais intensas a partir do mês de maio e segue até o fim do inverno.