Da redação, AJN1
A inesperada pandemia de covid-19, o consequente isolamento social e o fechamento parcial do comércio colaboraram significativamente para a redução de 58,30% do número de assaltos a ônibus na Grande Aracaju. É o que se pode concluir dos dados apresentados nesta quarta-feira (14), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com a SSP, a pesquisa, embasada em dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), compara os roubos ocorridos de janeiro a setembro deste ano com os de 2019, mas é crucial lembrar que a pandemia da covid-19 em Sergipe teve início no mês de março, levando o Governo e demais autoridades sanitárias a emitiram decretos suspendendo, de março a junho, diversas atividades comerciais, educacionais e, inclusive, reduzindo o número de circulação de veículos do transporte público. A recomendação, à época, era “fique em casa”, bordão que ficará para sempre associado à crise sanitária do novo coronavírus.
No levantamento, de janeiro a setembro de 2019, foram registradas 235 investidas criminosas nos veículos do transporte coletivo metropolitano, que circulam entre Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Já no mesmo período de 2020, esse número caiu para 98 ocorrências de roubos nos ônibus.
Sem citar a pandemia da covid-19, o secretário da Segurança Pública, João Eloy, disse que está constantemente ouvindo os anseios de toda a população para a melhoria da segurança pública em cada região do estado. “Monitoramos a mancha criminal, nos reunimos e traçamos ações operacionais entre as Polícias Militar e Civil para reforçarmos, cada vez mais, o combate à criminalidade em nosso estado. Assim, estamos focados, sempre, no bem-estar da população sergipana”, ressaltou.