Nesta terça-feira (1º), o 28º Batalhão de Caçadores completa 179 anos de existência, sendo 99 anos do comando em Aracaju, localizado no bairro 18 do Forte, zona Norte. Antes, a unidade ficava em Florianópolis (SC).
Para celebrar o dia, foi realizada a solenidade de incorporação do novo contingente, que agora conta com 204 soldados para o Serviço Militar.
De acordo com o coronel Marcos Kuster, foram mais de quatro mil alistados e eles passaram por uma seleção rigorosa, que inclui testes intelectuais e físicos, exames de saúde e entrevistas. Destes, 204 foram selecionados e 100% deles são voluntários.
“É um momento muito importante do Batalhão porque, além da incorporação dos novos soldados, estamos comemorando 99 anos da chegada da unidade em Aracaju. São quase cem anos de fortes laços com a sociedade e essa aproximação é fruto de muito trabalho. E tudo isso faz com que a gente trabalhe diariamente com entusiasmo”, disse o coronel Kuster.
E durante a solenidade, algumas personalidades foram homenageadas por prestarem relevantes serviços ao 28°BC. Um eles foi o diretor da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), Jocélio Franca Fróes. Outro homenageado foi o capitão dos Portos de Sergipe, João Batista Barbosa.
História
O 28° BC foi criado em 1838, em Florianópolis e participou de conflitos marcantes da história do Brasil, como a Guerra do Paraguai (1865-1870), Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932, da Missão de Paz do Brasil no Haiti e também de grandes eventos como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo, em 2014. Está situado em Aracaju há 99 anos e cumpre missões voltadas a defesa da Pátria, garantia da lei e da ordem e cooperação com a defesa civil e com o desenvolvimento nacional.