Ontem (21), o zoológico do Parque da Cidade de Aracaju passou por uma inspeção realizada pelo juiz federal da 3a Vara Federal, Dr. Edmilson da Silva Pimenta, além de representantes da Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria do Estado, Ministério Público Federal e Estadual (MPF) (MPE/SE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e Organizações Não Governamentais (ONGs) de defesa animal.
A vistoria acontece após ação civil pública ajuizada pelos MPF e MPE, após denúncias realizada pela ONG Educação e Legislação Animal (Elan), divulgadas em matéria publicada no jornal Correio de Sergipe há dois meses, onde apontavam falta de manutenção dos alojamentos dos animais, maus tratos e necessidade de contratação de pessoal. A medida visa interditar temporariamente o local até a correção de todas as irregularidades identificadas.
Neste caso, a Justiça Federal decidiu realizar uma audiência de conciliação antes de definir se acata ou não o pedido do MPE e MPF. Os técnicos do Ibama ficaram encarregados de elaborar um relatório sobre a visita, apontando as medidas necessárias para a solução dos problemas encontrados no Parque, e que será apresentado na audiência. O objetivo é tentar encontrar alternativas para resolver as falhas sem precisar fechar o zoológico.