ARACAJU/SE, 9 de setembro de 2025 , 19:25:45

Parque da Sementeira receberá a maior obra de revitalização de sua história

Da redação, AJN1

Um dos cartões postais de Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco, conhecido popularmente como ‘Parque da Sementeira’, receberá a maior obra de revitalização de sua história. A idealização do projeto é da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A licitação para confecção do projeto já ocorreu e a empresa vencedora está concluindo os detalhes para a reforma, a qual está orçada em mais de R$20 milhões, recursos provenientes do empréstimo firmado ano passado entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras estruturantes. A previsão para início dos serviços é meados de setembro deste ano.

Repaginado

Com mais de 400 mil metros quadrados, o Sementeira tem 35 anos de fundação. Com a intervenção municipal, terá novos bosques plantados e a anexação dos mais de 10 mil metros quadrados que ganhou em doação pela Embrapa à Prefeitura.

A ideia é plantar mais árvores dos biomas Mata Atlântica e Restinga, além de construir pistas para correr, para ciclismo, uma concha acústica para atividades culturais, galeria de arte, além de reformar vestiário para o campo de futebol, área dos quiosques para se fazer pequenos eventos, dentre outras melhorias, como explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto.

“No momento, estamos com a elaboração do projeto em andamento para a revitalização do parque, por uma empresa de arquitetura que nos apresentou uma primeira proposta após a realização do levantamento topográfico do parque com a inclusão da área da Embrapa. Sempre com a ideia de deixar o parque cada vez mais parque, com plantio de árvores, ampliação da área esportiva, ampliação do número de quiosques, de sanitários, revitalização de toda a pista de caminhada, de ciclismo, a construção de uma concha acústica para eventos culturais, melhoria da parte do horto, a implantação de uma jardinagem muito mais robusta, um projeto que ainda está se desenhando para aprovação”, destaca o gestor da Emsurb.

Luiz Roberto revela que todo o projeto foi pensado nas recomendações e anseios das pessoas que frequentam o parque constantemente, reforçando a participação popular dentro do contexto da gestão pública. “Tudo isso após uma coleta dos anseios da população que frequenta o parque, numa visão não futurista, mas moderna do ponto de vista ambiental e do ponto de vista social”, diz.

O gestor lembra ainda que a última revitalização do parque ocorreu e 2004, ainda na gestão do saudoso ex-prefeito Marcelo Déda. “De lá para cá não houve mais reforma. O parque é um espaço de lazer público e será ainda mais atrativo para a população. No parque, as pessoas se sentem confortáveis, vão para curtir com suas famílias, fazer atividades físicas. É um ambiente que dará uma nova vida no que diz respeito aos parques de Aracaju. Será ainda mais um parque de referência, de convivência entre pessoas”, afirma, ao frisar que as sedes da Emsurb e da Guarda Municipal vão sair dali.

“A ideia é sair a sede da Emsurb daqui de dentro, assim como a sede da Guarda Municipal, e ficarem só as pessoas que trabalham no parque mesmo, com o objetivo de evitar o trânsito de veículos, o que prejudica o bom funcionamento do espaço, mas é claro que a Guarda Municipal continua fazendo a segurança do local”, ressalta. 

O projeto também manterá a produção de mudas de árvores numa das áreas internas do Parque, atividade a qual lhe rendeu o apelido de “Sementeira”.

Você pode querer ler também