ARACAJU/SE, 20 de setembro de 2025 , 4:35:24

Parque dos Falcões é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, sancionou a Lei nº 8.765/2020, garantindo ao Parque dos Falcões, no município de Itabaiana, o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. A iniciativa foi da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), através do Projeto de Lei 119/2020, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa de Sergipe. A norma foi publicada na Edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial.

“Localizado na Serra de Itabaiana, o parque é reconhecido mundialmente, graças à iniciativa do seu fundador Percílio Andrade que, junto com Alexandre Correia, faz um destacado trabalho”, disse Maria Mendonça, acrescentando que garantir o título é contribuir para a preservação da tradição e da história. “Esse nosso belíssimo cartão postal foi construído e se mantém graças ao trabalho árduo e o esforço desses dois abnegados”, disse.

Maria ressaltou que o Parque, onde vivem diversas aves como gaviões, corujas e carcarás, tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para garantir a proteção de aves de rapina. “O nosso Parque dos Falcões é uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação dessas aves”, lembrou a deputada, ao comemorar a publicação da Lei que já passa a vigorar em Sergipe.

Unesco

É considerado Patrimônio Cultural Imaterial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Você pode querer ler também