ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 17:57:11

logoajn1

Patrimônio sergipano, Biblioteca Pública Epiphanio Dória festeja 176 anos de história com programação especial nesta semana

 

Um dos mais importantes pontos de incentivo à leitura do Estado de Sergipe, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória está comemorando 176 anos de fundação e o cinquentenário da instalação da instituição cultural no bairro 13 de Julho. Antecipando as comemorações, nesta quinta-feira (13), a direção da instituição realiza uma programação especial, que terá início às 9h, com apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Música de Sergipe.

A programação também inclui lançamento de catálogo e vídeo institucional sobre a trajetória histórica da Epiphanio Dória, homenagens a personalidades sergipanas que contribuíram para a história da casa literária e exposição sobre os 50 anos de instalação no bairro Treze de Julho. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

Ao longo destes 176 anos, a Epiphanio Dória continua cumprindo sua função social de fomento à leitura, à informação, à educação e à cultura. Além de disponibilizar inúmeros livros físicos, atualmente ainda permite acesso ao acervo digital e à internet. O espaço também se tornou local de mediação de leitura, contação de história, encontros literários e artísticos em geral, com apresentações, debates, rodas de conversa e tudo que o circuito do saber pode contemplar.

A instituição conta atualmente com mais de 100 mil títulos, espalhados nos diversos setores que abrigam obras de grande importância histórica e bibliográfica. Um desses setores é a Hemeroteca, que dispõe de aproximadamente 10 mil jornais, sendo mais de duas mil unidades digitalizadas. Além da Hemeroteca, a BPED dispõe do Setor de Documentação Sergipana, que abriga mais de sete mil títulos.

Ademais, a biblioteca tem seções que atendem a públicos diversificados. Com uma infinidade de obras das mais variadas ciências, o acervo geral é o local ideal para consultas de assuntos de cunho acadêmico e didático, que podem ser feitas no próprio espaço da BPED. Mas é na seção de Obras Raras onde os leitores podem obter informações a partir do século XIX. Esse setor dispõe de mais de 12 mil títulos. Outro setor bastante procurado pelos visitantes é o circulante, que conta com cerca de 20 mil obras, em sua maioria romances e best-sellers dos mais variados autores e temas didáticos, que estão à disposição para o empréstimo aos leitores.

Um espaço que respira costumes, pesquisa e sergipanidade é a sala de cultura popular da Biblioteca Epiphanio Dória. Aberta ao público, a sala, que fica situada no primeiro andar da biblioteca, tem uma decoração que não fica despercebida aos olhos de quem passa por perto. Bonecas de pano, artesanato de todos os tipos, xilogravuras, brinquedos populares, varal de cordel e bandeirolas de festejos juninos embelezam o espaço que reúne parte da representação cultural presente nos quatro cantos de Sergipe.

O setor infantil conta com um acervo maravilhoso de mais de cinco mil livros. Tudo isso em um ambiente agradável e espaçoso, que conta com palco para contação de histórias, pequenas apresentações teatrais, brincadeiras e jogos recreativos.

Em 2022, foi inaugurada a sala de HQs da biblioteca. Esse espaço tem um acervo com mais de dois mil quadrinhos de valor inestimável, por ser composto de séries completas e raras e pelo grande volume de exemplares. Vale ressaltar que a BPED é uma das poucas bibliotecas do Brasil a possuir e conservar uma coleção de quadrinhos com essa amplitude, estando no mesmo patamar de grandes bibliotecas nacionais.

O setor de Braille da Biblioteca Epiphanio Dória tem um acervo de aproximadamente 500 títulos, 90 em fonte ampliada e mais de 600 títulos em formato acessível MP3. Os títulos disponíveis são variados. Nas estantes, é possível encontrar obras da autora sergipana Wilma Ramos, autores nordestinos como Jorge Amado e Graciliano Ramos, clássicos de Monteiro Lobato, além da literatura estrangeira.

A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória fica localizada na Rua Leonardo Leite, no bairro 13 de Julho, em Aracaju, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.

Foto: Maria Odilia

Você pode querer ler também