Da redação, AJN1
A procedência do material radioativo encontrado em um ferro-velho localizado ás margens da rodovia das Indústrias, no povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, está sendo investigada pela equipe da 5ª Delegacia Metropolitana, coordenada pelo delegado Thiago Leandro. Cápsulas de Iodeto de Sódio (material utilizado no tratamento do câncer) foram apreendidas no final da manhã desta terça-feira (18), depois que um policial civil flagrou uma mulher manipulando o material. Os primeiros levantamentos sobre o caso indicam que as 20 cápsulas do Iodeto de Sódio foram compradas por R$ 150 a um desconhecido, que chegou ao ferro-velho em um veículo de cor prata.
De acordo com o delegado, o policial civil tinha ido ao local entregar uma intimação, quando observou uma mulher tentando retirar o chumbo de um recipiente plástico com símbolo radioativo. A situação foi informada na delegacia e foram acionadas as equipes da Secretaria de Estado da Saúde, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Socorro e do Estado. De imediato, a área do ferro-velho foi isolada e o material lacrado em um tonel plástico.
Além disso, a Defesa Civil solicitou apoio da Petrobras para enviar um profissional para verificar os índices de radiação na localidade. No entanto, na medição, o engenheiro da Petrobras não detectou nenhuma alteração. as cápsulas foram recolhidas e encaminhadas para uma empresa que trabalha com este tipo de material, onde deverá ficar armazenada até que se chegue ao fabricante, que é o responsável pelo recolhimento do produto.
Questionado sobre a procedência do material, o proprietário do ferro-velho disse que por ser analfabeto, não sabia que o símbolo impresso na capsula era um indicativo de perigo. Na versão dele, um homem que não conhece, chegou ao local, no último sábado (15) em um veículo de cor prata e ofereceu as cápsulas afirmando que continha chumbo. O que despertou seu interesse.
A equipe da 5ª DM espera que com a localização do fabricante, seja possível fazer o rastreamento e identificar para quem foi destinado o Iodeto de Sódio em Sergipe. Não está descartada a possibilidade do material ter sido furtado ou desviado de alguma unidade hospitalar.