Pela primeira vez na história, Sergipe conquista a nota A na classificação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para avaliar a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag).
O indicador é o mais importante parâmetro utilizado para analisar a situação fiscal dos órgãos e permite que aqueles mais bem classificados consigam obter empréstimos com garantia da União.
A informação foi disponibilizada no site da STN na noite dessa quarta-feira (13).
A nova classificação é mais um indicativo do sucesso do trabalho realizado pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Fazenda, para promover o equilíbrio fiscal, buscando aumentar as receitas e controlar as despesas.
Para conceder a nota, o Tesouro avaliou três indicadores: endividamento, poupança corrente (saldo entre receitas e despesas) e liquidez relativa (relação entre a disponibilidade de caixa, obrigações financeiras e a receita do estado, desconsiderando aqui os repasses feitos pela União). A análise tem como referência os dados relativos ao ano de 2023.
Com a nova classificação, Sergipe se consolida junto ao STN como um estado bom pagador e passa a ter condições ainda mais favoráveis em futuras operações de crédito, já que conta com a garantia da União.
Fonte: Sarah Andreozzi, secretária da Fazenda