ARACAJU/SE, 27 de outubro de 2024 , 22:15:01

logoajn1

Penitenciária volta a normalidade após rebelião

Um dia após o princípio de rebelião no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto, a direção da unidade está realizando serviços no Pavilhão 5 e também o concretamento do túnel descoberto na última segunda-feira, pelos agentes e guardas prisionais. O diretor da Premabas, José Raimundo Santana, disse que a situação é de normalidade dentro da penitenciária.

 

O concretamento do túnel estava previsto para ser feito ainda na terça-feira (25), mas o motim inviabilizou a realização do serviço. Na vistoria feita durante a tarde, após o motim, os guardas prisionais encontraram cadeados quebrados e algumas grades danificadas.  Hoje, o trabalho de manutenção e recuperação está sendo executado.

 

O motim no Premabas ocorreu depois que os guardas prisionais descobriram um túnel de quase de dez metros de profundidade com saída na parte externa da unidade. Como uma possível fuga em massa foi barradas pelos guardas prisionais, houve motim. “Os nossos guardas prisionais foram guerreiros”, afirmou o vice-diretor da unidade, Vanilson Soares Barbosa, ao elogiar a iniciativa da categoria que  conseguiu evitar  a fuga.

 

Dos 20 internos que estavam no pavilhão e se envolveram no incidente, cinco foram transferidos para o Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju. Em Tobias Barreto estão recolhidos 425 presos sentenciados, quando a capacidade da é para 260 pessoas, mas tem, atualmente, 425.

 

* Com informações Ascom Sejuc

Você pode querer ler também