Da redação, AJN1
Peritos do Instituto de Criminalística pediram mais 10 dias para concluir as investigações do incêndio ocorrido no último dia 28 de maio, na ala de pacientes para covid- 19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, em Aracaju, matando cinco pessoas. A informação foi confirmada ao portal AJN1 pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública.
No último dia 30 de maio, dois dias após o incêndio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou o atendimento clínico, cirúrgico, ortopédico e de covid-19 no Hospital Municipal Nestor Piva.
Na área exclusiva para pacientes com covid-19, o atendimento foi retomado no container, que foi realocado para a área do fundo da Unidade.
O incêndio
O incêndio teve início na sala de prescrição médica da ala covid. No momento, havia 41 pacientes na unidade, sendo 24 internados na ala covid, 14 na ala de internação geral e três em observação.
Por causa das chamas, foi necessário evacuar e isolar toda a unidade, sendo necessário remover pacientes e 37 profissionais. Cinco pacientes foram a óbito, todas mulheres, com idade entre 49 e 77 anos. Três delas faleceram no local e uma durante a transferência.
Paralelamente, a Central de Regulação da SMS articulou a liberação de leitos tanto na rede municipal quanto nas redes estadual e particular de saúde.