A Petrobras divulgou comunicado na sexta-feira, 29, sobre a formalização de contrato com a Unigel para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia. As duas unidades, pertencentes à Petrobras, estão arrendadas à Unigel e o contrato de industrialização por encomenda (tolling) garante a retomada das atividades nas unidades, que no momento estão suspensas.
Pelo acordo firmado, a Unigel seguirá na operação das duas fábricas, que terão o gás natural sendo fornecido pela Petrobras. A produção final também será comercializada para a estatal.
Conforme a estatal, o acordo é fruto da parceria divulgada em junho do ano passado, estando alinhado com o Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-28) da companhia para produção de fertilizantes. Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento.
A Petrobras não divulgou prazos, volumes e valores. A Petrobras é uma das fornecedoras de gás natural para as fábricas de fertilizantes que estão arrendadas para a Unigel, em contratos de 10 anos, iniciados em 2021. Na época, a Petrobras havia desistido de atuar no setor.