A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (9), 12 mandados de busca e apreensão em Sergipe durante mais uma fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. As ações ocorreram em Aracaju, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, com a participação de cerca de 50 policiais federais.
Segundo a PF, o objetivo da operação no estado é identificar pessoas usadas como “laranjas”, que aparecem como responsáveis formais por entidades e empresas ligadas aos verdadeiros suspeitos dos crimes. Essas pessoas seriam utilizadas para ocultar bens e recursos obtidos de forma irregular.
A Operação Sem Desconto é conduzida pela Polícia Federal com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). Nesta fase, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em oito estados: Sergipe, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações apuram crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio. A PF informou que a ação de hoje busca aprofundar as apurações e rastrear o destino dos valores supostamente desviados.
*Com informações Ascom PF