ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 10:30:57

logoajn1

PF desarticula grupo criminoso que fraudava INSS para receber auxílio reclusão

Da redação, AJN1

 

Equipes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Natividade. A ação acontece em Sergipe, Santa Catarina e Rio de Janeiro e tem como objetivo desarticular um grupo criminoso que vinha promovendo fraudes no INSS desde o ano de 2013. A atuação do grupo resultou em um prejuízo superior a R$ 5 milhões. Até o momento 11 pessoas foram presas preventivamente houve uma condução coercitiva e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

 

Em Sergipe, os alvos da PF foram as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Barra dos Coqueiros e Pirambu. Na travessa Maria do Carmo, no conjunto João Alves Filho, duas mulheres foram detidas e encaminhadas até a sede da PF. A operação contou com o apoio da equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

 

De acordo com o que foi apurado pela PF, a organização criminosa fraudou mais de 90 benefícios de auxílio reclusão fazendo uso de documentos falsos. Além disso, outros 30 benefícios já haviam sido concedidos e graças ao trabalho da Polícia Federal não houve o pagamento de cerca de R$ 2 milhões.

 

A operação foi batizada de Natividade, em referência as certidões de nascimento forjadas pela quadrilha para o requerimento dos benefícios. As investigações contaram com o apoio da Assessoria de Pesquisa Estratégica de Gerenciamento de Riscos (APE/GR) da Previdência Social.

Você pode querer ler também