Equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar deflagraram na manhã desta terça-feira (13) a operação “Recepto”, que tem como foco desmantelar uma associação criminosa que atua no desvio e receptação de cargas, e lavagem de dinheiro.
A operação mobilizou 80 homens das duas forças de segurança, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabaiana e Cristinápolis. Foram apreendidos veículos de alto valor; aparelhos celulares – possivelmente de origem ilicíta -; além de milhares de cheques e promissórias, material que aponta para um possível crime de agiotagem.
De acordo com a PF, a “Recepto” é resultado de uma investigação iniciada a partir de informações do setor de inteligência, que indicaram a receptação de cargas desviadas por motoristas ou roubadas em rodovias da região sul de Sergipe e no município baiano de Rio Real, principalmente na localidade conhecida como Loreto.
“Com o trabalho de investigação começa uma outra fase da operação, que é análise do material apreendido e por conseguinte o aclaramento das circunstâncias e de como efetivamente atuava a associação criminosa”, explicou o delegado Robert Nunes Teixeira, Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Federal em Sergipe.
Se condenados, os envolvidos podem ser submetidos a penas que, somadas, ultrapassam 20 anos de prisão.
A operação foi batizada de “Recepto” em referência ao principal crime praticado pela organização investigada, que é a receptação.
*Com informações Ascom PF
*Matéria atualizada às 8h50 para acréscimo de informações